A MATERIALIDADE DA LÍNGUA NACIONAL

Autori

  • Élcio Aloisio Fragoso Universidade Federal de Rondônia -UNIR

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.11.n.2.3659

Parole chiave:

Iracema. Discursividade Literária. Língua Nacional. Materialidade Significante

Abstract

Este artigo, que faz parte de um trabalho mais amplo que desenvolvemos acerca da relação entre língua (escrita) e literatura (escritura) no século XIX, inscreve-se na perspectiva teórica da análise de discurso materialista e na metodologia da história das ideias linguísticas. Por esta via de reflexão, buscamos analisar, através de recortes da 1ª edição de Iracema (incluindo aí o prólogo, notas e uma carta ao final do livro), de José de Alencar, o sentido instituído (legitimado) para a língua nacional, política linguística que vai significar a língua portuguesa no Brasil, no século XIX. A discursividade literária romântica vai evidenciar essa língua como simples, natural e espontânea, funcionamento ideológico do estilo que naturalizava o sentido expressivo da língua nacional. Entretanto, vimos que esse expressivismo era histórico e ideologicamente determinado. Ele explicitava o processo discursivo que se realizava sob a base da língua portuguesa, ou seja, ele dava visibilidade ao batimento entre a memória e a atualidade.  Enfim, esse expressivismo, de nosso ponto de vista, dava forma ao linguístico-histórico (o discursivo), que era significado como poético, efeito de sentido dominante estabelecido na relação contraditória com outras formações discursivas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Élcio Aloisio Fragoso, Universidade Federal de Rondônia -UNIR

Docente do Departamento de Línguas Vernáculas - DLV, do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Acadêmico em História e Estudos Culturais. Área de Linguística, Análise de Discurso, História das Ideias Linguísticas.

##submission.downloads##

Pubblicato

13/02/2019

Come citare

Fragoso, Élcio A. (2019). A MATERIALIDADE DA LÍNGUA NACIONAL. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 11(2). https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.11.n.2.3659

Articoli simili

<< < 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.