DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e2966Palavras-chave:
alfabetização, dificuldades de aprendizado, estratégias pedagógicasResumo
A alfabetização corresponde aos processos de aprendizagem da decodificação de signos e letras na leitura, sua codificação na intenção da produção escrita de palavras e de numerais, bem como à compreensão tanto da leitura de palavras e textos, quanto de conceitos lógico-matemáticos relativos aos numerais. Durante este processo, podem ocorrer diversos tipos de dificuldades, pois nem todas as crianças irão aprender no mesmo tempo e com a mesma facilidade e naturalidade. Existem dificuldades devido à falta de acesso a livros, ou de incentivo por parte dos pais e por escolarização insuficiente ou inadequada, mas existem também dificuldades de aprendizagem inerentes ao próprio sujeito aprendiz, as quais foram tratadas neste estudo. Elas se manifestam como dislexia, disgrafia, discalculia e disortografia e demandam, por parte dos pais e dos professores, identificação precoce e intervenções por equipe multidisciplinar, além de estratégias pedagógicas de ensino e avaliação diferenciadas, de modo a promover condições saudáveis de escolarização às crianças com dificuldades de aprendizagem. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e objetivou analisar o conceito de dificuldades de aprendizagem e a descrever as principais no processo de alfabetização.
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