DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e2966

Palavras-chave:

alfabetização, dificuldades de aprendizado, estratégias pedagógicas

Resumo

A alfabetização corresponde aos processos de aprendizagem da decodificação de signos e letras na leitura, sua codificação na intenção da produção escrita de palavras e de numerais, bem como à compreensão tanto da leitura de palavras e textos, quanto de conceitos lógico-matemáticos relativos aos numerais. Durante este processo, podem ocorrer diversos tipos de dificuldades, pois nem todas as crianças irão aprender no mesmo tempo e com a mesma facilidade e naturalidade. Existem dificuldades devido à falta de acesso a livros, ou de incentivo por parte dos pais e por escolarização insuficiente ou inadequada, mas existem também dificuldades de aprendizagem inerentes ao próprio sujeito aprendiz, as quais foram tratadas neste estudo. Elas se manifestam como dislexia, disgrafia, discalculia e disortografia e demandam, por parte dos pais e dos professores, identificação precoce e intervenções por equipe multidisciplinar, além de estratégias pedagógicas de ensino e avaliação diferenciadas, de modo a promover condições saudáveis de escolarização às crianças com dificuldades de aprendizagem. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e objetivou analisar o conceito de dificuldades de aprendizagem e a descrever as principais no processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Milena Groetares Rosa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Licenciada em Pedagogia. Cursando Psicologia. Interesse em Desenvolvimento Humano e Socioeducação e Psicologia Social.

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Publicado

03/04/2019

Como Citar

Rosa, M. G. (2019). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 148. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e2966