A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Thais Rodrigues Caroline Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3305

Palavras-chave:

brincadeiras, jogos, desenvolvimento, aprendizagem, educação infantil

Resumo

: Considerando-se os jogos e as brincadeiras como principais mediadores do processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa foi realizada justificando uma visão mais ampla sobre a prática no ambiente escolar, levando em consideração não somente a teoria para ser trabalhada com as crianças em sala de aula. O objetivo deste estudo é o de compreender a contribuição dos jogos e das brincadeiras como recurso pedagógico no processo de aprendizagem das crianças durante a educação infantil e também transmitir a postura do professor com as crianças diante na utilização dos jogos e brincadeiras na escola. O presente trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, relatando questões da realidade sobre a utilização dos jogos e das brincadeiras na educação infantil como um recurso pedagógico. Coletou-se dados de artigos científicos. Ao final dessa pesquisa o educador terá um novo olhar da importância de jogos e brincadeiras, não somente um passa tempo para as crianças, mas sim um auxilio no processo de ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Rodrigues Caroline, Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas

Discente do curso Pedagogia, Universidade Unifenas.

Referências

ALBERGUINE, M.R.S. A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança na educação infantil. Monografia apresentada ao Curso de Pós- Graduação – Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais: Perspectivas Contemporâneas, ofertado pelo Centro Universitário Filadélfia - Unifil.

ANDRADE, V.T.L. A importância da integração escola e família. Monografia apresentada ao Curso Pedagogia da FACECAP/CNEC Capivari, para obtenção do título de Pedagogo, Capivari SP, p.10-38,2011.

BARBOSA, S.S.M. O papel da escola: Obstáculos e Desafios Para Uma Educação Transformadora. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Porto Alegre, p.8-234, 2004.

BEZERRA, S.L.J. A importância da intervenção do professor nas brincadeiras nas crianças da creche. Trabalho de conclusão Curso de Graduação de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira- PB, p.6-21.2011.

CÂNDIDO, V.S. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso ao Centro de Ciências Humanas e Exatas na Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro- PB, p.13-43, 2014.

CADORIN, T.C.; MORANDINI, P.L. Olhar psicopedagógico na prática da ludicidade. Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara – Getúlio Vargas, RS, p. 2-13,2014.

FREITAG, M.E.C.V. O brincar na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso em Especialização Educação Infantil. Florianópolis- SC, p.5-19, 2012.

LOBO, C.J. A importância do brincar na educação infantil para crianças de 3 a 4 anos. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins, SP, p.12-76, 2013.

MEDEIROS, M.E. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Trabalho apresentado Especialização em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Infantil. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA – ISE, ALTA FLORESTA p.9-43, 2008.

MORAIS, P.C.M. O papel do professor frente á questão do brincar para criança de 04 (quatro) a 06 (seis) anos. Trabalho apresentado como requisito para conclusão da Habilitação Educação Infantil Pontifica Universidade Católica de São Paulo, p.9-80,2008.

NALLIN, F.G.C. O papel dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré- requisitos para a conclusão da Licenciatura em Pedagogia, Campinas, SP, p.8-35, 2005.

PELLEGRINE, J.M. A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Trabalho apresentado como requisito para conclusão da Habilitação Educação Infantil, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, p-8-26, 2007.

PEREIRA, R.D.; SOUZA, S. B. A contribuição dos jogos e brincadeiras no processo de ensinoaprendizagem de crianças de um cmei na cidade de teresina. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí, Teresina, p.2-17,2015.

RIBEIRO, L.V. LUDICIDADE: O ato de brincar e aprender na Educação. Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, modalidade a distância, Itaporanga – Paraíba, p. 10-31, nov,2016.

RIBEIRO, K.L; SOUZA, S.P. Jogos na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso ao Programa de Graduação em Pedagogia da Escola de Superior de Ensino Anísio Teixeira, Serra, p.9-45, 2011.

RODRIGUES, S.L. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização. Dissertação de mestrado apresentado à Comissão Examinadora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, DF, p.12-8, 2013.

SANTOS, C.S. A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. Universidade federal Santa Maria, curso de pós-graduação a distância, Santa Maria, RS, p.9-50, 2010.

SANTOS, M.F.M. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Curso de Pedagogia a Distância do Centro de Educação, Rio Grande do Norte, Currais Novos - RN, p.6-20,2016

SCHERER, S.A. O lúdico e o desenvolvimento: a importância do brinquedo e da brincadeira segundo a teoria Vigotskiana. Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista na Pós-Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Medianeira, p.8-35,2013.

SILVA, P.A. A importância dos jogos / brincadeiras para a aprendizagem dos esportes nas aulas de educação física. Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Esporte Escolar do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília, São Luís, p.9-57, 2007.

VARONELI, M.L. A importância das brincadeiras e jogos na educação infantil. Graduando do curso de Pedagogia, da Faculdade de Ciências Humanas da Associação Cultural e Educacional de Garça, SP, p.1-5, 2007.

Downloads

Publicado

03/04/2019

Como Citar

Caroline, T. R. (2019). A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 28. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3305