A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Thais Rodrigues Caroline Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3305

Palabras clave:

brincadeiras, jogos, desenvolvimento, aprendizagem, educação infantil

Resumen

: Considerando-se os jogos e as brincadeiras como principais mediadores do processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa foi realizada justificando uma visão mais ampla sobre a prática no ambiente escolar, levando em consideração não somente a teoria para ser trabalhada com as crianças em sala de aula. O objetivo deste estudo é o de compreender a contribuição dos jogos e das brincadeiras como recurso pedagógico no processo de aprendizagem das crianças durante a educação infantil e também transmitir a postura do professor com as crianças diante na utilização dos jogos e brincadeiras na escola. O presente trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo, relatando questões da realidade sobre a utilização dos jogos e das brincadeiras na educação infantil como um recurso pedagógico. Coletou-se dados de artigos científicos. Ao final dessa pesquisa o educador terá um novo olhar da importância de jogos e brincadeiras, não somente um passa tempo para as crianças, mas sim um auxilio no processo de ensino aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thais Rodrigues Caroline, Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas

Discente do curso Pedagogia, Universidade Unifenas.

Citas

ALBERGUINE, M.R.S. A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança na educação infantil. Monografia apresentada ao Curso de Pós- Graduação – Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais: Perspectivas Contemporâneas, ofertado pelo Centro Universitário Filadélfia - Unifil.

ANDRADE, V.T.L. A importância da integração escola e família. Monografia apresentada ao Curso Pedagogia da FACECAP/CNEC Capivari, para obtenção do título de Pedagogo, Capivari SP, p.10-38,2011.

BARBOSA, S.S.M. O papel da escola: Obstáculos e Desafios Para Uma Educação Transformadora. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Porto Alegre, p.8-234, 2004.

BEZERRA, S.L.J. A importância da intervenção do professor nas brincadeiras nas crianças da creche. Trabalho de conclusão Curso de Graduação de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira- PB, p.6-21.2011.

CÂNDIDO, V.S. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso ao Centro de Ciências Humanas e Exatas na Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro- PB, p.13-43, 2014.

CADORIN, T.C.; MORANDINI, P.L. Olhar psicopedagógico na prática da ludicidade. Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara – Getúlio Vargas, RS, p. 2-13,2014.

FREITAG, M.E.C.V. O brincar na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso em Especialização Educação Infantil. Florianópolis- SC, p.5-19, 2012.

LOBO, C.J. A importância do brincar na educação infantil para crianças de 3 a 4 anos. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins, SP, p.12-76, 2013.

MEDEIROS, M.E. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Trabalho apresentado Especialização em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Infantil. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA – ISE, ALTA FLORESTA p.9-43, 2008.

MORAIS, P.C.M. O papel do professor frente á questão do brincar para criança de 04 (quatro) a 06 (seis) anos. Trabalho apresentado como requisito para conclusão da Habilitação Educação Infantil Pontifica Universidade Católica de São Paulo, p.9-80,2008.

NALLIN, F.G.C. O papel dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré- requisitos para a conclusão da Licenciatura em Pedagogia, Campinas, SP, p.8-35, 2005.

PELLEGRINE, J.M. A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Trabalho apresentado como requisito para conclusão da Habilitação Educação Infantil, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, p-8-26, 2007.

PEREIRA, R.D.; SOUZA, S. B. A contribuição dos jogos e brincadeiras no processo de ensinoaprendizagem de crianças de um cmei na cidade de teresina. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí, Teresina, p.2-17,2015.

RIBEIRO, L.V. LUDICIDADE: O ato de brincar e aprender na Educação. Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, modalidade a distância, Itaporanga – Paraíba, p. 10-31, nov,2016.

RIBEIRO, K.L; SOUZA, S.P. Jogos na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso ao Programa de Graduação em Pedagogia da Escola de Superior de Ensino Anísio Teixeira, Serra, p.9-45, 2011.

RODRIGUES, S.L. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização. Dissertação de mestrado apresentado à Comissão Examinadora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, DF, p.12-8, 2013.

SANTOS, C.S. A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. Universidade federal Santa Maria, curso de pós-graduação a distância, Santa Maria, RS, p.9-50, 2010.

SANTOS, M.F.M. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Curso de Pedagogia a Distância do Centro de Educação, Rio Grande do Norte, Currais Novos - RN, p.6-20,2016

SCHERER, S.A. O lúdico e o desenvolvimento: a importância do brinquedo e da brincadeira segundo a teoria Vigotskiana. Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista na Pós-Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Medianeira, p.8-35,2013.

SILVA, P.A. A importância dos jogos / brincadeiras para a aprendizagem dos esportes nas aulas de educação física. Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Esporte Escolar do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília, São Luís, p.9-57, 2007.

VARONELI, M.L. A importância das brincadeiras e jogos na educação infantil. Graduando do curso de Pedagogia, da Faculdade de Ciências Humanas da Associação Cultural e Educacional de Garça, SP, p.1-5, 2007.

Publicado

03/04/2019

Cómo citar

Caroline, T. R. (2019). A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 28. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3305