THE IMPORTANCE OF GAMES AND KIDDING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Authors

  • Thais Rodrigues Caroline Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3305

Keywords:

jokes, games, development, learning, child education

Abstract

Considering games and kidding as the main mediators of the teaching and learning process, this research was done justifying a broad view about the practice in the school environment considering, not only the theory to be worked with the children in the classroom. The target of this study is to understand the contribution of games and kidding as a pedagogical resource in the children learning process, during early childhood education and also to transmit the posture of the teacher with children in the use of games and kidding in the school. The current work was developed through bibliographical research, of descriptive nature, reporting issues of reality about the use of games and kidding in early childhood education as a pedagogical resource data from scientific article were collected. At the end of this research the educator will have a new view on the importance of games and kidding, not just a hobby for children but a support in the learning teaching process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Thais Rodrigues Caroline, Universidade José do Rosário Vellano - Unifenas

Discente do curso Pedagogia, Universidade Unifenas.

References

ALBERGUINE, M.R.S. A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança na educação infantil. Monografia apresentada ao Curso de Pós- Graduação – Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais: Perspectivas Contemporâneas, ofertado pelo Centro Universitário Filadélfia - Unifil.

ANDRADE, V.T.L. A importância da integração escola e família. Monografia apresentada ao Curso Pedagogia da FACECAP/CNEC Capivari, para obtenção do título de Pedagogo, Capivari SP, p.10-38,2011.

BARBOSA, S.S.M. O papel da escola: Obstáculos e Desafios Para Uma Educação Transformadora. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Porto Alegre, p.8-234, 2004.

BEZERRA, S.L.J. A importância da intervenção do professor nas brincadeiras nas crianças da creche. Trabalho de conclusão Curso de Graduação de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira- PB, p.6-21.2011.

CÂNDIDO, V.S. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso ao Centro de Ciências Humanas e Exatas na Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro- PB, p.13-43, 2014.

CADORIN, T.C.; MORANDINI, P.L. Olhar psicopedagógico na prática da ludicidade. Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara – Getúlio Vargas, RS, p. 2-13,2014.

FREITAG, M.E.C.V. O brincar na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso em Especialização Educação Infantil. Florianópolis- SC, p.5-19, 2012.

LOBO, C.J. A importância do brincar na educação infantil para crianças de 3 a 4 anos. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins, SP, p.12-76, 2013.

MEDEIROS, M.E. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Trabalho apresentado Especialização em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Infantil. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA – ISE, ALTA FLORESTA p.9-43, 2008.

MORAIS, P.C.M. O papel do professor frente á questão do brincar para criança de 04 (quatro) a 06 (seis) anos. Trabalho apresentado como requisito para conclusão da Habilitação Educação Infantil Pontifica Universidade Católica de São Paulo, p.9-80,2008.

NALLIN, F.G.C. O papel dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré- requisitos para a conclusão da Licenciatura em Pedagogia, Campinas, SP, p.8-35, 2005.

PELLEGRINE, J.M. A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Trabalho apresentado como requisito para conclusão da Habilitação Educação Infantil, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, p-8-26, 2007.

PEREIRA, R.D.; SOUZA, S. B. A contribuição dos jogos e brincadeiras no processo de ensinoaprendizagem de crianças de um cmei na cidade de teresina. Revista do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí, Teresina, p.2-17,2015.

RIBEIRO, L.V. LUDICIDADE: O ato de brincar e aprender na Educação. Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, modalidade a distância, Itaporanga – Paraíba, p. 10-31, nov,2016.

RIBEIRO, K.L; SOUZA, S.P. Jogos na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso ao Programa de Graduação em Pedagogia da Escola de Superior de Ensino Anísio Teixeira, Serra, p.9-45, 2011.

RODRIGUES, S.L. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização. Dissertação de mestrado apresentado à Comissão Examinadora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, DF, p.12-8, 2013.

SANTOS, C.S. A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem. Universidade federal Santa Maria, curso de pós-graduação a distância, Santa Maria, RS, p.9-50, 2010.

SANTOS, M.F.M. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Curso de Pedagogia a Distância do Centro de Educação, Rio Grande do Norte, Currais Novos - RN, p.6-20,2016

SCHERER, S.A. O lúdico e o desenvolvimento: a importância do brinquedo e da brincadeira segundo a teoria Vigotskiana. Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista na Pós-Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Medianeira, p.8-35,2013.

SILVA, P.A. A importância dos jogos / brincadeiras para a aprendizagem dos esportes nas aulas de educação física. Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Esporte Escolar do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília, São Luís, p.9-57, 2007.

VARONELI, M.L. A importância das brincadeiras e jogos na educação infantil. Graduando do curso de Pedagogia, da Faculdade de Ciências Humanas da Associação Cultural e Educacional de Garça, SP, p.1-5, 2007.

Published

03/04/2019

How to Cite

Caroline, T. R. (2019). THE IMPORTANCE OF GAMES AND KIDDING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 28. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3305