GESTÃO E POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM GRANDE ESCALA NO AMAZONAS

Autores

  • Claudina Miranda e Silva Universidade estadual de Roraima(UERR) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima(IFRR)
  • Graciete Barros Silva Universidade Estadual de Roraima - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima https://orcid.org/0000-0001-7085-4771
  • Soleania Ferreira Sá Universidade Estadual de Roraima - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima https://orcid.org/0000-0002-5425-9144

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3737

Palavras-chave:

políticas, avaliação educacional, Sadeam

Resumo

O presente trabalho é resultado do Projeto de Intervenção Pedagógica do Estado do Amazonas – PIPA. Participaram dessa trajetória seis professores e uma escola da rede estadual do município de Itacoatiara – AM, utilizou-se a técnica de observação livre como instrumento de coleta de dados. O estudo tem como objetivo apresentar o processo de gestão e funcionamento do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM), junto às políticas públicas instituídas pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC), a partir das práticas docentes, das ações dos gestores e à articulação de políticas educacionais. O aporte metodológico sustenta-se na apreciação de documentos. Quanto à estratégia a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. A princípio um breve registro das políticas de avaliação educacional no Brasil. Logo após apresentamos uma análise e discussão sobre a representação do sistema de avaliação externa no Amazonas e por fim a distinção do currículo e a matriz de referência na construção do Sadeam. Os resultados orientam que as avaliações em larga escala são inerentes ao trabalho do professor. Portanto, cabe destacar a importância de pensar políticas públicas de formação docente com foco nas avaliações educacionais, uma vez que será uma preparação para a realidade educacional brasileira e consequentemente para a educação no Amazonas.

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Biografia do Autor

Claudina Miranda e Silva, Universidade estadual de Roraima(UERR) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima(IFRR)

Mestranda em Educação - PPGE (UERR/IFRR), linha de pesquisa: Educação do Campo, Educação Indígena e Interculturalidade. Especialização em Linguística Aplicada (2012). Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2010). Desenvolve trabalhos voltados para: educação arte, cultura, memória e identidade. Atualmente é professora efetiva de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura.

Graciete Barros Silva, Universidade Estadual de Roraima - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), 2017.1, sendo orientada pela professora doutora Leila Maria Camargo com o tema " Educar nas Fronteiras: Reflexões sobre identidade e interculturalidade nas escolas da fronteira Brasil - Venezuela". Cursando a Pós -Graduação em Educação : Métodos e Técnicas de Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia com Ênfase em Educação Escolar Indígena pela Universidade Estadual de Roraima-UERR (2015). Professora contratada da Prefeitura Municipal de Pacaraima com atuação no ensino fundamental I. Experiência na área da Educação.

Soleania Ferreira Sá, Universidade Estadual de Roraima - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima-UERR. Professora de Educação Básica 2009 à 2017 pela Prefeitura Municipal de Boa Vista-RR. Graduação em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA (2011). Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior-FARES (2015). Pós Graduação lato Sensu em Enfermagem do Trabalho Aplicada à Saúde Ocupacional 2017-Graduarte; Pós Graduação Lato Sensu em Informática na Educação pela UNINTER-2013. Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Roraima-UFRR 2015.

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Publicado

03/04/2019

Como Citar

Silva, C. M. e, Silva, G. B., & Sá, S. F. (2019). GESTÃO E POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM GRANDE ESCALA NO AMAZONAS. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 174. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3737