GESTÃO E POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM GRANDE ESCALA NO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3737Palavras-chave:
políticas, avaliação educacional, SadeamResumo
O presente trabalho é resultado do Projeto de Intervenção Pedagógica do Estado do Amazonas – PIPA. Participaram dessa trajetória seis professores e uma escola da rede estadual do município de Itacoatiara – AM, utilizou-se a técnica de observação livre como instrumento de coleta de dados. O estudo tem como objetivo apresentar o processo de gestão e funcionamento do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM), junto às políticas públicas instituídas pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC), a partir das práticas docentes, das ações dos gestores e à articulação de políticas educacionais. O aporte metodológico sustenta-se na apreciação de documentos. Quanto à estratégia a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. A princípio um breve registro das políticas de avaliação educacional no Brasil. Logo após apresentamos uma análise e discussão sobre a representação do sistema de avaliação externa no Amazonas e por fim a distinção do currículo e a matriz de referência na construção do Sadeam. Os resultados orientam que as avaliações em larga escala são inerentes ao trabalho do professor. Portanto, cabe destacar a importância de pensar políticas públicas de formação docente com foco nas avaliações educacionais, uma vez que será uma preparação para a realidade educacional brasileira e consequentemente para a educação no Amazonas.
Downloads
Referências
AMAZONAS, Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino. SADEAM – 2013. Universidade de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAED. V.1(jan./dez, 2013), Juiz de Fora, 2013 - Anual.
______. SADEAM – 2015/ Universidade Federal de Juiz de Fora, CAEd. v. 1(jan/dez.2015), Juiz de Fora, 2015 – Anual. Conteúdo: Revista Pedagógica – Língua Portuguesa – 3º ano do Ensino Fundamental.
BRASIL, MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília, 2004.
______. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SAEB; Inep, 2008.
______. n. 2010 – Aneb e Anresc (Saeb). Disponível em:
<http://gestao2010.mec.gov.br/o_que_foi_feito/program_77. php>. Acessado em 19 de junho de 2018.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Resolução CNE/CEB 2/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 31 de janeiro 2012, seção 1, p.20.
______. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Ensino Médio. MEC-
Ministério da Educação. Secretaria de educação média e tecnologia. Brasília, 2000.
BITTAR, Mariluce, OLIVEIRA, João Ferreira de. Gestão e Políticas da Educação. (Orgs.) Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
FONSECA, J, J.S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6ed. – São Paulo: Atlas, 2008.
GUIA DE ESTUDOS: Processo de Formação de Profissionais da Educação Pública. Volume I, CAED/UFJF, 2012.
______. Volume II, CAED/UFJF, 2013.
______. Volume III, CAED/UFJF, 2013.
PÁDUA, Elisabete Matallo. M.de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico- prática; edição: Revista Ampliada, Campinas: Papirus, 2017.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. Revista Atualizada – São Paulo: Cortez, 2007.
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação, São Paulo: Atlas, 2012.
SACRISTAN, J. Gimeno. O currículo uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Art. Med. Fortaleza, 2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro, AMARAL, Ana Lúcia. Formação de Professores: Políticas e Debates. (Orgs.) - Campinas, SP: Papirus, 2002.
SADEAM. O Sadeam. Disponível em: <http://www.sadeam.caedufjf.net/o-sadeam/>. Acesso em: 19 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.