O INGRESSO E A EVASÃO NO CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA DA EAD, NA UNOESC
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e2971Palavras-chave:
educação à distância, ingresso, evasãoResumo
Devido a evasão apresentada no curso de Informática Licenciatura, curso este de graduação na modalidade a distância, oferecido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, foi realizada uma pesquisa com objetivo de identificar de motivos de ingresso e evasão dos acadêmicos neste curso. As taxas relacionadas a evasão de alunos segundo a coordenadoria do curso de Informática Licenciatura, apresenta-se além do esperado, implicando na realização desta pesquisa. Os dados coletados foram organizados de forma a permitir um comparativo com o censo realizado pela Associação Brasileira de Ensino à Distância, que apresenta o perfil dos acadêmicos atendidos pela educação a distância e a questão da evasão reportadas nesses cursos. Por meio desta pesquisa tornou-se possível identificar o perfil do aluno que busca um curso EAD, ajudando não somente a captar alunos, mas também mantê-los na instituição, adequando os cursos as necessidades apresentadas pelos mesmos. Permitindo, através de medidas, minimizar a evasão que já é um tema recorrente apresentado pelas instituições de ensino e que tem aumentado significativamente nos mais diversos cursos e capacitações.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
BELLONI, Maria Luiz. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2015
= Censo EAD.BR: Analytic Report of Distance Learning in Brazil 2015/[organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância; [traduzido por Maria Thereza Moss de Abreu]. Curitiba: InterSaberes, 2016.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
STRIEDER, Roque. Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa: metodologia do trabalho científico. J oaçaba: Ed. Unoesc, 2009. (Metodologia do trabalho científico, v. 3).
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VENDRAMI, Leandro. Governo do Estado pretende trocar professores por google for education. Disponível em: < http://tvimagemnet.com.br/noticias/governo- do-estado-pretende-trocar-professores-por-google-for-education/>. Acesso em: 14 set. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.