O INGRESSO E A EVASÃO NO CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA DA EAD, NA UNOESC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e2971

Palavras-chave:

educação à distância, ingresso, evasão

Resumo

Devido a evasão apresentada no curso de Informática Licenciatura, curso este de graduação na modalidade a distância, oferecido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, foi realizada uma pesquisa com objetivo de identificar de motivos de ingresso e evasão dos acadêmicos neste curso. As taxas relacionadas a evasão de alunos segundo a coordenadoria do curso de Informática Licenciatura, apresenta-se além do esperado, implicando na realização desta pesquisa. Os dados coletados foram organizados de forma a permitir um comparativo com o censo realizado pela Associação Brasileira de Ensino à Distância, que apresenta o perfil dos acadêmicos atendidos pela educação a distância e a questão da evasão reportadas nesses cursos. Por meio desta pesquisa tornou-se possível identificar o perfil do aluno que busca um curso EAD, ajudando não somente a captar alunos, mas também mantê-los na instituição, adequando os cursos as necessidades apresentadas pelos mesmos. Permitindo, através de medidas, minimizar a evasão que já é um tema recorrente apresentado pelas instituições de ensino e que tem aumentado significativamente nos mais diversos cursos e capacitações.

Biografia do Autor

  • Rafael Pablo Massocato, Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Universidade do Oeste de Santa Catarina. Área das Ciências Exatas e da Terra

  • Lucivani Gazólla, Unoesc

    Professora Orientadora, UNOESC. 

  • Patrícia Aparecida Pedroso, Unoesc

    Professora Orientadora, UNOESC. 

Referências

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Publicado

22/10/2018

Como Citar

O INGRESSO E A EVASÃO NO CURSO DE INFORMÁTICA LICENCIATURA DA EAD, NA UNOESC. (2018). Revista Práxis Pedagógica, 1(3), 16-27. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e2971