UMA INTERVENÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3842

Palavras-chave:

Concepções de linguagem, Linguagem escrita, O ensino de língua portuguesa, Intervenção pedagógica, Teoria Histórico-Cultural da Atividade

Resumo

O presente artigo consiste em uma pesquisa sobre a linguagem escrita, cujo objetivo é analisar as diferentes correntes linguísticas e as concepções apresentadas pelos autores, para, então, defender a abordagem teórico-metodológica escolhida. A partir dos estudos realizados e  das relações estabelecidas, pode-se apresentar os seguintes conceitos sobre a linguagem e suas implicações na produção escrita: 1. a linguagem se constrói a partir das relações sociais entre os falantes cultural e historicamente situados; 2. o texto é produto social - os gêneros, socialmente constituídos, pressupõem a relação por meio da linguagem e; 3. o professor desempenha papel fundamental como mediador e articulador no processo de aprendizagem da escrita de seus estudantes. Ao longo do texto, defendemos a realização de ações educativas baseadas em    pesquisas do tipo intervenção pedagógica, vinculadas a pressupostos da Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT), devido à sua riqueza conceitual, precisão científico-metodológica e suas contribuições para a Educação - por meio da produção de conhecimento científico, de práticas inovadoras e socialmente relevantes.

Biografia do Autor

  • Rosemeri Krumenaur Stangue, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Mestranda do PPGE/ UNIR  - Mestado acadêmico em Educação.

  • Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Professor Doutor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

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Publicado

04/01/2019

Como Citar

UMA INTERVENÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA. (2019). Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 75-91. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3842

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