UMA INTERVENÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3842Palavras-chave:
Concepções de linguagem, Linguagem escrita, O ensino de língua portuguesa, Intervenção pedagógica, Teoria Histórico-Cultural da AtividadeResumo
O presente artigo consiste em uma pesquisa sobre a linguagem escrita, cujo objetivo é analisar as diferentes correntes linguísticas e as concepções apresentadas pelos autores, para, então, defender a abordagem teórico-metodológica escolhida. A partir dos estudos realizados e das relações estabelecidas, pode-se apresentar os seguintes conceitos sobre a linguagem e suas implicações na produção escrita: 1. a linguagem se constrói a partir das relações sociais entre os falantes cultural e historicamente situados; 2. o texto é produto social - os gêneros, socialmente constituídos, pressupõem a relação por meio da linguagem e; 3. o professor desempenha papel fundamental como mediador e articulador no processo de aprendizagem da escrita de seus estudantes. Ao longo do texto, defendemos a realização de ações educativas baseadas em pesquisas do tipo intervenção pedagógica, vinculadas a pressupostos da Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT), devido à sua riqueza conceitual, precisão científico-metodológica e suas contribuições para a Educação - por meio da produção de conhecimento científico, de práticas inovadoras e socialmente relevantes.
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