Investigação educativa e o desenvolvimento social sustentável na América Latina: aproximações teórico-práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8900

Palavras-chave:

América Latina, desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável, educação e desenvolvimento, pesquisa educacional

Resumo

Este texto é uma contextualização sobre o Dossiê Temático intitulado “Investigação educativa e o desenvolvimento social sustentável na América Latina”, oriundo de ações de internacionalização desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e pelo Programa de Pós-Graduação Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (PPGDHJUS), ambos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tais ações são lideradas pelos docentes Aparecida Luzia Alzira Zuin e Rafael Fonseca de Castro, em colaboração com a Rede Acadêmica Internacional Red de Estudios Orientados a América Latina, Caribe y España y Italia (REOALCEI), coordenada pelo Professor Doutor Lisandro José Alvarado-Peña. O referido dossiê, fruto de atividades, eventos, vinculações institucionais, estágios e publicações internacionais a partir da colaboração desses pesquisadores, congrega um total de doze investigadores, de quatro países: Brasil, Colômbia, México e Venezuela. Trata de diferentes temáticas, como formação de professores, equidade e participação feminina, inteligência emocional, etnopedagogia, identidade cultural, sustentabilidade territorial, memorial de formação, educação integral e direito à comunicação – no escopo da temática ‘desenvolvimento social sustentável na América Latina’.

Biografia do Autor

  • Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

    É Doutor e Mestre em Educação pela UFPel, tendo realizado estágio doutoral na Universität Siegen (Alemanha) e participado do III International Summer University for PhD Students na Moscow State University (Rússia). Possui Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciência da Computação (UCPel). É Especialista em Educação (UFPel) e em Linguagens Verbais e Visuais (IF-Sul). Possui pós-doutorado em Ensino de Ciências e Humanidades pela UFAM e é pós-doutorando em Educação pela Unipampa. Professor do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEProf) da UNIR. É líder do Grupo de Pesquisa HISTCULT UNIR "Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos" da UNIR, pelo o qual desenvolve, coordena e orienta investigações sobre formação de professores, psicologia da educação, tecnologias emergentes, atuação docente e desenvolvimento humano, adotando como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural. Integra a Diretoria da ANPEd (Gestão 2023-205), sendo membro titular do Conselho Fiscal da atual gestão. Atua no Comitê Científico do GT 20 - Psicologia da Educação da ANPEd desde 2019 e como Coordenador deste GT na Regional Norte e na ANPEd Norte. É parecerista ad hoc de mais de 15 periódicos científicos e integra os Conselhos Editoriais das Revistas Práxis Pedagógica (PPGE/UNIR) e da Revista Brasileira de Pesquisa Sócio-histórico-cultural da Atividade (ISCAR/Brasil). Também atua como Consultor Científico da UNIR e como avaliador de programas da CAPES na área da Educação. Foi vice-coordenador do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) de 2019-2021 e Coordenador do PPGE/UNIR por 5 semestres (2022-2 a 2024-2). Integra o Fórum de Editores de Periódicos da área da Educação (FEPAE) e o Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação da área da Educação (FORPRED) desde 2022. Participa ativamente de redes nacionais e internacionais de pesquisa, com destaque para a International Society for Cultural-Historical Activity Research (ISCAR), a Red REOALCEI - América Latina y Caribe e a Rede Internacional de Educação OnLIFE (ReOnLife).

  • Lisandro José Alvarado-Peña, Universidad Tecnológica de Escuinapa, México

    Doctor en Ciencias Sociales, mención: Gerencia. Acreditado por el Sistema Nacional de Investigadores e Investigadoras SNII, SECIHTI, México, como Investigador Nacional en el Nivel I. Investigador acreditado nivel V por el Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica, Concytec, Perú. Docente-investigador de la Universidad Tecnológica de Escuinapa, México. Forma parte del Sistema Sinaloense de Investigadores y Tecnólogos, SSIT, Sinaloa, México, acreditado como: Investigador Honorífico, México. Director e Investigador del Instituto de Investigaciones de la Red Académica Internacional REOALCEI, México-Colombia

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Publicado

03/11/2025

Edição

Seção

Dossiê Temático “Investigación educativa y el desarrollo social sostenible en América Latina y el Caribe”

Como Citar

Investigação educativa e o desenvolvimento social sustentável na América Latina: aproximações teórico-práticas. (2025). Revista Práxis Pedagógica, 11, e8900. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8900