Investigação educativa e o desenvolvimento social sustentável na América Latina: aproximações teórico-práticas
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8900Palavras-chave:
América Latina, desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável, educação e desenvolvimento, pesquisa educacionalResumo
Este texto é uma contextualização sobre o Dossiê Temático intitulado “Investigação educativa e o desenvolvimento social sustentável na América Latina”, oriundo de ações de internacionalização desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e pelo Programa de Pós-Graduação Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (PPGDHJUS), ambos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tais ações são lideradas pelos docentes Aparecida Luzia Alzira Zuin e Rafael Fonseca de Castro, em colaboração com a Rede Acadêmica Internacional Red de Estudios Orientados a América Latina, Caribe y España y Italia (REOALCEI), coordenada pelo Professor Doutor Lisandro José Alvarado-Peña. O referido dossiê, fruto de atividades, eventos, vinculações institucionais, estágios e publicações internacionais a partir da colaboração desses pesquisadores, congrega um total de doze investigadores, de quatro países: Brasil, Colômbia, México e Venezuela. Trata de diferentes temáticas, como formação de professores, equidade e participação feminina, inteligência emocional, etnopedagogia, identidade cultural, sustentabilidade territorial, memorial de formação, educação integral e direito à comunicação – no escopo da temática ‘desenvolvimento social sustentável na América Latina’.
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