A RELAÇÃO COM O SABER E A DIDÁTICA NO ENSINO A DISTÂNCIA: A INDISSOCIÁVEL RELAÇÃO PEDAGÓGICA ESTRATÉGICA ENTRE A TRÍADE

MATERIAL DIDÁTICO, WEB AULA E TUTORIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e4139

Palavras-chave:

interação, aprendizagem, ensino, tecnologia, material

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade de aprofundamento teórico acerca da didática na educação a distância, web aula e a função do tutor. Objetiva apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o conceito de EAD e como essa modalidade de ensino vem sendo utilizada como estratégia de desenvolvimento, nos processos de ensino e aprendizagem, investigação e inovação no setor privado e na sociedade, tendo como enfoque o processo de gerar, coletar, assimilar, aproveitar e compartilhar o conhecimento. Apresenta-se resultados de pesquisas recentes que apontam as deficiências nessa modalidade dentre os quais a evasão de estudantes e apresentam caminhos para melhoria dos serviços prestados por instituições de ensino superior que ofertam educação a distância, nos aspectos referentes à metodologia, que promova interação entre o sujeito e o objeto de conhecimento. São vislumbrados aspectos referentes à didática na educação a distância, que tende a reproduzir problemáticas do ensino presencial, tutoria, sendo o tutor o mediador da aprendizagem, que, por meio do diálogo ameniza a distância física entre professor e aluno, tecnologia em EAD, como possibilidade de interação e comunicação, recursos linguísticos dos textos online e de materiais impressos em EAD, como metodologia que favoreça aprendizagens personalizadas e coletivas, priorizando as rede de conhecimento e as comunidades virtuais, com caráter interativo para melhor assimilação dos novos saberes e encontro presencial em EAD, que deve oportunizar ao aluno o contato com o saber de forma presencial, conduzir debates, discussões e estimular reflexões acerca dos assuntos abordados nos cursos e promover a interação entre os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bethânia Eleutério Borges

Educação a distância.

 

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

ARCOVERDE, Maria Divanira de Lima. Leitura, interpretação e produção textual. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. Tutoria em educação a distância: avaliação e compromisso com a qualidade. Disponível em: < http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/155-TC-D2.htm>. Acesso em dez. 2018.

BRASIL. Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância. Brasília. Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância. 2007. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2018.

CENSO EAD: Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. 2013. Curitiba: IBPEX, 2014. Disponível em:

<http://www.abed.org.br/censoead2013/CENSO_EAD_2013_PORTUGUES.pdf>. Acesso em 20 jul. 2018.

CRESCITELLI, Mercedes Fátima Canha; CAMPOS, Karlene Socorro da Rocha. A escrita do material didático virtual. In: BASTOS, Neusa Maria de Oliveira Barbosa (Org.). Língua portuguesa - Reflexões Lusófonas. São Paulo: EDUC, 2006. p. 317- 334.

ECO, Umberto. Lector in fabula. Trad. de Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva, 1985.

FERREIRA, Renilze de Barros A. dos Santos (2008). Uma Dimensão Contemporânea de Ead: Discussões Monográficas de Conclusão de Curso a Distância para Tutores. Dissertação de Mestrado UFPE.

FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ. Elaboração de material didático impresso para programas de formação a distância, 2005. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/nucleoead/documentos/ENSPMaterial.pdf>. Acesso em 18 jan. 2018.

HAESBAERT, R. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas, 2010. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4553781/mod_resource/content/1/3.haesbae rt.pdf>. Acesso em 18 dez. 2018.

KEEGAN, D. Foundations of Distance Education, Londres: Routledge, 1991.

LEITÃO, Cleide et al. Elaboração de material didático impresso para programas de formação a distância: orientações para os autores. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/nucleoead/documentos/ENSPMaterial.pdf>. Acesso em 04 jun. 2018.

LÉVY, Pierre (1999). Cibercultura. São Paulo: Ed. 34.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 1992.

MILL, D. et al. O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesses processo. Texto impresso, 2007.

MORAN, J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2019.

NOGUEIRA, Simone Alves. Material impresso em EaD: construção e produção. In:GIUSTA, Agnela da Siva; FRANCO, Iara Melo (Orgs.). Educação a distância: uma articulação entre teoria e prática. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2003. p.157- 176.

OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de. Tutoria em educação a distância: avaliação e compromisso com a qualidade. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/155-TC-D2.htm>. Acesso em 13 jul. 2018.

RAMAL, Andrea Cecília. Educação com tecnologias digitais: uma revolução epistemológica em mãos do desenho instrucional. In: SILVA, Marco. Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p. 183-198.

SALGADO, M. U. C. Materiais escritos nos processos formativos a distância. Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/ead/eadtxt3a.htm>. Acesso em: 12 ago. 2018.

SOUZA, Tânia C. C. de. A análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. Disponível em <http://www.uff.br/mestcii/tania3.htm. Consulta em 03/04/07. 1997>. Acesso em 07 de ago. 2018.

TRAVAGLIA, L.C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1997.

Downloads

Publicado

28/11/2019

Como Citar

Borges, B. E. (2019). A RELAÇÃO COM O SABER E A DIDÁTICA NO ENSINO A DISTÂNCIA: A INDISSOCIÁVEL RELAÇÃO PEDAGÓGICA ESTRATÉGICA ENTRE A TRÍADE: MATERIAL DIDÁTICO, WEB AULA E TUTORIA. Revista Práxis Pedagógica, 2(2), 52–71. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e4139