A RELAÇÃO COM O SABER E A DIDÁTICA NO ENSINO A DISTÂNCIA: A indissociável relação pedagógica estratégica entre a tríade: material didático, web aula e tutoria.

Autores

Palavras-chave:

Interação. Aprendizagem. Ensino. Tecnologia.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido a partir da necessidade de aprofundamento teórico acerca da didática na educação à distância, web aula e a função do tutor. Objetiva apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o conceito de EAD e como essa modalidade de ensino vem sendo utilizada como estratégia de desenvolvimento, nos processos de ensino e aprendizagem, investigação e inovação no setor privado e na sociedade, tendo como enfoque o processo de gerar, coletar, assimilar, aproveitar e compartilhar o conhecimento. Apresenta-se resultados de pesquisas recentes que apontam as deficiências nessa modalidade dentre os quais a evasão de estudantes e apresentam caminhos para melhoria dos serviços prestados por instituições de ensino superior que ofertam educação a distância, nos aspectos referentes à metodologia, que promova interação entre o sujeito e o objeto de conhecimento. São vislumbrados aspectos referentes à didática na educação a distância, que tende a reproduzir problemáticas do ensino presencial, tutoria, sendo o tutor o mediador da aprendizagem, que, por meio do diálogo ameniza a distância física entre professor e aluno, tecnologia em EAD, como possibilidade de interação e comunicação, recursos linguísticos dos textos online e de materiais impressos em EAD, como metodologia que favoreça aprendizagens personalizadas e coletivas, priorizando as rede de conhecimento e as comunidades virtuais, com caráter interativo para melhor assimilação dos novos saberes e encontro presencial em EAD, que deve oportunizar ao aluno o contato com o saber de forma presencial, conduzir debates, discussões e estimular reflexões acerca dos assuntos abordados nos cursos e promover a interação entre os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bethânia Eleutério Borges

Educação a distância.

 

Downloads

Publicado

28/11/2019

Como Citar

Borges, B. E. (2019). A RELAÇÃO COM O SABER E A DIDÁTICA NO ENSINO A DISTÂNCIA: A indissociável relação pedagógica estratégica entre a tríade: material didático, web aula e tutoria. Revista Práxis Pedagógica, 2(2), 52–71. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/4139