GESTÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE

ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO A PARTIR DAS DEMANDAS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E A IMPORTÂNCIA DA ROTINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v3n4e3966

Palavras-chave:

coordenador pedagógico, função, rotina, formação

Resumo

Propõe-se nesse artigo analisar a rotina real do coordenador pedagógico, que muitas vezes se confunde com a de outros profissionais da escola, com sua rotina ideal, que deve estar direcionada à aprendizagem. O levantamento de dados bibliográficos baseou-se em diversas fontes, em especial, a Revista Nova Escola e de bibliotecas virtuais de universidades, como a UNESP. A principal fonte de estudos foi o blog das Coordenadoras, do site Revista Nova Escola. Investigou-se sobre o que caracteriza a função do coordenador e a concepção que este profissional tem a cerca de suas atribuições na perspectiva da formação de professores, como primar no estabelecimento da qualidade da educação oferecida pela instituição escolar. Concluiu-se que a rotina deste profissional deve privilegiar a formação continuada do corpo docente da escola, o estímulo às reflexões acerca da prática do professor, acompanhamento do mesmo em suas atividades de planejamento e docência, acompanhamento da aprendizagem dos alunos e daqueles com baixo desempenho.

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Biografia do Autor

Bethânia Eleutério Borges, Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte

Especialização em andamento em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte, IEP-SCBH, Brasil. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos.

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Publicado

24/04/2020

Como Citar

Borges, B. E. (2020). GESTÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO A PARTIR DAS DEMANDAS DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E A IMPORTÂNCIA DA ROTINA. Revista Práxis Pedagógica, 3(4), 37–46. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v3n4e3966