GESTÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: Atribuições do coordenador pedagógico a partir das demandas de uma escola democrática e a importância da rotina

Autores

  • Bethânia Eleutério Borges -

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico. Função. Rotina. Formação.

Resumo

Propõe-se nesse artigo analisar a rotina real do coordenador pedagógico, que se confunde com a de outros profissionais da escola, com sua rotina ideal, que deve estar direcionada à aprendizagem. O levantamento de dados bibliográficos baseou-se em diversas bases de dados, em especial, Revista Nova Escola e de bibliotecas virtuais de universidades, como UNESP. A principal fonte de estudos foi o Blog das Coordenadoras, do site Revista Nova Escola. Investigou-se sobre o que caracteriza a função do coordenador e a concepção que este profissional tem à cerca de suas atribuições na perspectiva da formação de professores, como primer no estabelecimento da qualidade da educação oferecida pela instituição escolar. Concluiu-se que a rotina deste profissional deve privilegiar formação continuada do corpo docente na escola, o estímulo às reflexões acerca da prática do professor, acompanhamento do mesmo em suas atividades de planejamento e docência, acompanhamento da aprendizagem dos alunos e daqueles com baixo desempenho. 

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Publicado

24/04/2020

Como Citar

Borges, B. E. (2020). GESTÃO ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: Atribuições do coordenador pedagógico a partir das demandas de uma escola democrática e a importância da rotina. Revista Práxis Pedagógica, 3(4), 37–46. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/3966