A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AS AULAS DE FÍSICA.

Autores

  • FRANCISCO DE ASSIS SANTOS DE LIMA Universidade estadual do Ceará
  • CAMILA GONÇALVES DELMIRO GOMES SANTOS

Palavras-chave:

Ensino de física. Celular. Aplicativos.

Resumo

RESUMO

O ensino de física necessita que inúmeras abordagens sejam realizadas durante o decorrer do período letivo. No entanto as questões estruturais das escolas dificultam a prática docente, pois não possibilitam meios para que ocorram aulas diversificadas, isto porque, na maioria dos casos faltam laboratórios de física e informática. Desse modo, surgem como oportunidade algumas ferramentas, como material de baixo custo e recursos midiáticos. Dessa forma, o trabalho em questão, trata-se de uma descrição do uso do celular como uma ferramenta interativa nas aulas de física. A finalidade trabalhada foi demostrar que ao utilizar objetos virtuais no celular temos uma oportunidade significativa para reforçar as práticas expositivas nas aulas de física. O aplicativo utilizado foi o, FÍSICA NA ESCOLA LITE, pois o encontramos gratuitamente no play store, além disso, podemos utilizá-lo off-line, para isso os aplicativos do sistema devem ser instalados anteriormente. Na aplicação o professor realizou aulas expositivas e verificou com testes a ênfase da metodologia aplicada, mediante os dados colhidos, utilizou-se o celular como reforço dos conceitos expostos a partir da visualização dos objetos virtuais. Ao final pôde-se verificar que a utilização desse recurso apresentou resultados significativos no aprendizado dos discentes.

Palavras chaves: Ensino de física. Celular. Aplicativos.

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Biografia do Autor

FRANCISCO DE ASSIS SANTOS DE LIMA, Universidade estadual do Ceará

Educacação, ensino de Ciências

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Publicado

24/04/2020

Como Citar

DE LIMA, F. D. A. S., & DELMIRO GOMES SANTOS, C. G. (2020). A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AS AULAS DE FÍSICA. Revista Práxis Pedagógica, 3(4), 59–77. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/4380