A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AS AULAS DE FÍSICA

Autores

  • Francisco de Assis Santos de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Camila Gonçalves Delmiro Gomes Santos

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v3n4e4380

Palavras-chave:

ensino de física, celular, aplicativos

Resumo

O ensino de física necessita que inúmeras abordagens sejam realizadas durante o decorrer do período letivo. No entanto as questões estruturais das escolas dificultam a prática docente, pois, não possibilitam meios para que ocorram aulas diversificadas, isto porque, na maioria dos casos faltam laboratórios de física e informática. Desse modo, surgem como oportunidade algumas ferramentas, como material de baixo custo e recursos midiáticos. Dessa forma, o trabalho em questão, trata-se de uma descrição do uso do celular como uma ferramenta interativa nas aulas de física. A finalidade trabalhada foi demostrar que ao utilizar objetos virtuais no celular temos uma oportunidade significativa para reforçar as práticas expositivas nas aulas de física. O aplicativo utilizado foi o “FÍSICA NA ESCOLA LITE”, pois o encontramos gratuitamente no play store, além disso, podemos utilizá-lo off-line, para isso os aplicativos do sistema devem ser instalados anteriormente. Na aplicação o professor realizou aulas expositivas e verificou com testes a ênfase da metodologia aplicada, mediante os dados colhidos, utilizou-se o celular como reforço dos conceitos expostos a partir da visualização dos objetos virtuais. Ao final pôde-se verificar que a utilização desse recurso apresentou resultados significativos no aprendizado dos discentes.

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Biografia do Autor

Francisco de Assis Santos de Lima, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professor do ensino médio, na escola Eeep Edson Queiroz, situada na cidade de Cascavel-CE. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral. Também realizou cursos de especialização lato sensu em ensino de física e matemática e educação, pobreza e desigualdade social. Cursou graduação em Gestão de Recursos Humanos. Atualmente, está cursando Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

24/04/2020

Como Citar

Lima, F. de A. S. de, & Santos, C. G. D. G. (2020). A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AS AULAS DE FÍSICA. Revista Práxis Pedagógica, 3(4), 59–77. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v3n4e4380