A UTILIZAÇÃO DO CELULAR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AS AULAS DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v3n4e4380Palabras clave:
ensino de física, celular, aplicativosResumen
O ensino de física necessita que inúmeras abordagens sejam realizadas durante o decorrer do período letivo. No entanto as questões estruturais das escolas dificultam a prática docente, pois, não possibilitam meios para que ocorram aulas diversificadas, isto porque, na maioria dos casos faltam laboratórios de física e informática. Desse modo, surgem como oportunidade algumas ferramentas, como material de baixo custo e recursos midiáticos. Dessa forma, o trabalho em questão, trata-se de uma descrição do uso do celular como uma ferramenta interativa nas aulas de física. A finalidade trabalhada foi demostrar que ao utilizar objetos virtuais no celular temos uma oportunidade significativa para reforçar as práticas expositivas nas aulas de física. O aplicativo utilizado foi o “FÍSICA NA ESCOLA LITE”, pois o encontramos gratuitamente no play store, além disso, podemos utilizá-lo off-line, para isso os aplicativos do sistema devem ser instalados anteriormente. Na aplicação o professor realizou aulas expositivas e verificou com testes a ênfase da metodologia aplicada, mediante os dados colhidos, utilizou-se o celular como reforço dos conceitos expostos a partir da visualização dos objetos virtuais. Ao final pôde-se verificar que a utilização desse recurso apresentou resultados significativos no aprendizado dos discentes.
Descargas
Citas
REZENDE, F. e OSTERMANN, F. A prática do professor e a pesquisa em ensino de física: novos elementos para repensar essa relação. Cad. Brás. Ens. Fís., v. 22, n. 3: dez. 2005, p. 316-337.
BONADIMAN, H. e NONENMACHER S. E. B. O gostar e o aprender no ensino de física: uma proposta metodológica. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2: ago. 2007, p. 194-223.
GALIAZZI, M. C; ROCHA, J. M. B; LUIZ, C. S; SOUZA, M. L; GIESTA, S;
GONÇALVES, F. P. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.2, 2001, p.249-263.
MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. F. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 24, nº. 2, Junho, 2002.
SANTOS, A. V.; SANTOS, S. R. e FRAGA, L. M. Sistema de realidade virtual para simulação e visualização de cargas pontuais discretas e seu campo elétrico. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 24, n. 2, São Paulo: 2002, p. 185-195.
SILVA, J. L. Informática educativa: intervenção pedagógica no ensino de óptica geométrica com utilização de softwares educativos. 2014. 35f. Monografia (Licenciatura em Física) pela Universidade Federal do Ceará – UFC 2014.
SOUSA, D. B. Um curso de ótica baseado em experimentos. 2010. 59 f. Monografia (Graduação em Física) Centro de Ciências e Tecnologia.
VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação. In: Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.