A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

UMA ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA

Autores

  • Lenise Freitas Borges Universidad Autonoma de Asuncion

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e4934

Palavras-chave:

neuropsicopedagogia, aprendizagem, emoções

Resumo

Sabidamente, no século XXI, a escola depara-se com uma demanda de aprendentes que evidenciam capacidades diferentes de aprender, assim como também demonstram estados emocionais heterogêneos, que quando não compreendidos, interferem diretamente no processo de aprendizagem. Hoje, sabe-se que a prática pedagógica deve levar em conta que os educandos não são apenas seres escolares, mas sim seres sociais e emocionais, que por sua vez, carregam consigo toda uma bagagem, repleta de conhecimentos prévios, histórico familiar, anseios, frustrações e muitas vezes, medo de abrir-se para o mundo novo que a escola pode proporcionar. Partindo dessa realidade, o presente trabalho tem por objetivo refletir o processo de aquisição do conhecimento a luz das intervenções neuropsicopedagógicas. Portanto, apresentaremos um estudo de revisão bibliográfica acerca do conceito da Neuropsicopedagogia, relacionando-a ao estudo das Emoções e sua ligação com o processo de Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenise Freitas Borges, Universidad Autonoma de Asuncion

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción; Graduada em Letras pelo UNIFIEO; Graduada em Pedagogia pela UNINOVE; Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís; Pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Luís.

Referências

COSENZA, Ramon. M.; GUERRA, Leonor. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CUNHA, Eugênio. Afeto e Aprendizagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de janeiro: Objetiva, 1995.

GOLEMAN, Daniel, Inteligência Emocional. n.a., Temas e Debates, 1997.

LEITE, Sérgio. A.S. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v.20, n.2, p.355-368, 2012.

LIBÂNEO, José. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. n.17.Editora UFPR,2001.

MAHONEY, Abigail A; ALMEIDA, Laurinda R. Afetividade e processo ensino- aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação, São Paulo, n.20, p.11-30, 1º sem. 2005.

PINTO, Amâncio da Costa, Psicologia Geral. Lisboa: Universidade Aberta, 2001.

SALOVEY, P e MAYER, J.D. Selecionando uma medida da Inteligência Emocional: O argumento para testar as habilidades. São Paulo: Objetiva, 2000.

SANTOS, Jair de Oliveira. Educação Emocional na Escola: a emoção na sala de aula. 2 ed. Salvador, 2000.

SBNPP – Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia. Código de ética técnico profissional da Neuropsicopedagogia. Disponível em: <https://sbnpp.org.br/wp-content/uploads/2019/05/Codigo-de-etica-atualizado- 2016.pdf>. Acesso em: 06 out. 2019.

SOUZA, L. O; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Educere et Educare. Cascavel. Vol. 6, n. 12, jul./dez. 2011, p. 235-249

STEMBERG, Robert. J. Psicologia cognitiva. São Paulo: Cengage Learning,2010.

RODRIGUES, Miriam. Educação Emocional Positiva: saber lidar com as emoções é uma importante lição. São Paulo: All Print Editora, 2013.

RUSSO, R. M. T. Neuropsicopedagogia clínica: introdução, conceitos, teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2015.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

26/12/2020

Como Citar

Borges, L. F. (2020). A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA. Revista Práxis Pedagógica, 5(6), 21–33. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e4934