A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA

Autores

  • Lenise Freitas Borges Universidad Autonoma de Asuncion

Palavras-chave:

Neuropsicopedagogia. Aprendizagem. Emoções.

Resumo

Resumo

Sabidamente, no século XXI, a escola depara-se com uma demanda de aprendentes que evidenciam capacidades diferentes de aprender, assim como também demonstram estados emocionais heterogêneos, que quando não compreendidos, interferem diretamente no processo de aprendizagem. Hoje, sabe-se que a prática pedagógica deve levar em conta que os educandos não são apenas seres escolares, mas sim seres sociais e emocionais, que por sua vez, carregam consigo toda uma bagagem, repleta de conhecimentos prévios, histórico familiar, anseios, frustrações e muitas vezes, medo de abrir-se para o mundo novo que a escola pode proporcionar.

Partindo dessa realidade, o presente trabalho tem por objetivo refletir o processo de aquisição do conhecimento a luz das intervenções neuropsicopedagógicas. Portanto, apresentaremos um estudo de revisão bibliográfica acerca do conceito da Neuropsicopedagogia, relacionando-a ao estudo das Emoções e sua ligação com o processo de Aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenise Freitas Borges, Universidad Autonoma de Asuncion

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción;

Graduada em Letras pelo UNIFIEO;

Graduada em Pedagogia pela UNINOVE;

Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís;

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela Faculdade São Luís.

Downloads

Publicado

26/12/2020

Como Citar

Borges, L. F. (2020). A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA. Revista Práxis Pedagógica, 5(6), 21–33. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/4934