DIREITO E EDUCAÇÃO: DO PONTO DE VISTA ONTOLÓGICO, HISTÓRICO E LEGAL

Autores

  • Marta Rosani Taras Vaz Universidade Estadual do Centro Oeste e Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Eduarda Taras Vaz Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Este texto busca refletir sobre a relação entre Educação e direito humano e social. Para tanto, apresenta ao leitor uma discussão sobre a função social da educação desde seus princípios originários, provocando uma reflexão ontológica do seu papel. Além disso, discute a educação na sociedade capitalista e indica para os principais aspectos legais do direito a educação no Brasil. Defendemos que a educação é uma mediação entre homens com a função social de transmissão de conhecimentos e habilidades fundamentais para a vida social, possuindo uma estreita relação com o mundo do trabalho e, portanto, mediada pelas contradições desta sociedade. Por fim, destacamos que apesar dos avanços no âmbito legal, a efetivação da educação como direito humano e social fundamental possui limites historicamente estabelecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Rosani Taras Vaz, Universidade Estadual do Centro Oeste e Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Doutoranda em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ana Eduarda Taras Vaz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Educação Básica. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de POnta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

28/08/2020

Como Citar

Taras Vaz, M. R., & Taras Vaz, A. E. (2020). DIREITO E EDUCAÇÃO: DO PONTO DE VISTA ONTOLÓGICO, HISTÓRICO E LEGAL. Revista Práxis Pedagógica, 4(5), 154–165. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5134