EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Autores

  • Rafael Ademir Oliveira de Andrade Centro Universitário São Lucas/Universidade Federal de Rondônia
  • Luciney Araújo Leitão Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Colégio de Aplicação, Ensino, Sociologia,

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre o ensino de Sociologia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre a partir da perspectiva do docente em atuação e de autores em reflexão acerca do tema. Nossa metodologia é pautada no desenvolvimento de uma pesquisa ação, onde a partir de um diagnóstico inicial foram realizadas atividades com intuito de aprimorar os processos de ensino da disciplina, para isto se tornou necessário realizar reflexão teórica sobre o componente curricular no Brasil e no Colégio de Aplicação a partir da reflexão sobre legislações, projetos e docentes. Concluímos que há uma interferência negativa de políticas públicas para a educação no ensino, impactando sobre as práticas docentes que precisam se reinventar sendo as atividades aqui descritas um esforço conjunto de resistência.

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Biografia do Autor

Rafael Ademir Oliveira de Andrade, Centro Universitário São Lucas/Universidade Federal de Rondônia

Sociólogo, Mestre em Educação e Doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

Luciney Araújo Leitão, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2009) e graduação em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2008), possui Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Atualmente é professor de Sociologia EBTT no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre - UFAC, e de Sociologia no Ensino Médio no Centro Educacional e Cultural Meta

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Publicado

26/12/2020

Como Citar

Oliveira de Andrade, R. A., & Leitão, L. A. (2020). EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Revista Práxis Pedagógica, 5(6), 213–234. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5859