EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e5859

Palabras clave:

colégio de aplicação, ensino, sociologia

Resumen

O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre o ensino de Sociologia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre a partir da perspectiva do docente em atuação e de autores em reflexão acerca do tema. Nossa metodologia é pautada no desenvolvimento de uma pesquisa ação, onde a partir de um diagnóstico inicial foram realizadas atividades com intuito de aprimorar os processos de ensino da disciplina, para isto se tornou necessário realizar reflexão teórica sobre o componente curricular no Brasil e no Colégio de Aplicação a partir da reflexão sobre legislações, projetos e docentes. Concluímos que há uma interferência negativa de políticas públicas para a educação no ensino, impactando sobre as práticas docentes que precisam se reinventar sendo as atividades aqui descritas um esforço conjunto de resistência.

Biografía del autor/a

  • Rafael Ademir Oliveira de Andrade, Centro Universitário São Lucas/Universidade Federal de Rondônia

    Sociólogo, Mestre em Educação e Doutorando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

  • Luciney Araújo Leitão, Universidade Federal do Acre

    Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2009) e graduação em Ciências Sociais - Bacharelado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2008), possui Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Atualmente é professor de Sociologia EBTT no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre - UFAC, e de Sociologia no Ensino Médio no Centro Educacional e Cultural Meta.

Referencias

ACRE. Secretária de Estado de Educação e Cultura – Parecer CEE/AC Nº 77/2010. Rio Branco: Diário Oficial do Estado do Acre, 2010.

BODART, Cristiano das Neves. Sociologia e Educação: Debates necessários – volume I. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9394/96. Brasília: MEC,1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n. 15/98 e Resolução n. 03/98. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Presidência da República. Veto ao Projeto de Lei n. 09/00.Mensagem n. 1.073. Brasília: Presidência, 2001.

CANDIDO, Antonio. Sociologia, ensino e estudo. Sociologia. Revista Didática e Científica, São Paulo, v. 11, n. 3, 1949.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 11⁰ edição, São Paulo: Melhoramentos, 1978

FERNANDES, Florestan. Comunicação e debates. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, São Paulo, p. 319-321, 1954.

FERNANDES, Florestan. A sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1980.

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia da Pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, 2005.

GONÇALVES, Alicia Ferreira. Etnografia, etnologia & teoria antropológica. Politica & Trabalho, UFPB, v. 1, n. 44, 2016.

MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1965

MORAES, Amaury. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cad. CEDES, UNICAMP, vol.31 no.85, 2011.

MORAES, Amaury. Sociologia no ensino médio: reconquistas históricas – reflexões metafóricas. Texto apresentado no Fórum Formação de Professores e Cursos de Ciências Sociais, durante o XI Congresso Brasileiro de Sociologia, Campinas, 2003.

MORAES, Amaury. O veto de FHC: o sentido de um gesto. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. (Org.). Sociologia e ensino em debate. Ijuí: Unijuí, 2004.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, UNICAMP, v. 23, n. 78, 2002.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In: MORAES, Amaury Cesar. Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

OGANAUSKAS, Flávia Regina Marchiori. Sociologia: Ensino Médio. Curitiba: Positivo, 2015

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005.

Publicado

26/12/2020

Cómo citar

EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. (2020). Revista Práxis Pedagógica, 5(6), 213-234. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e5859

Artículos más leídos del mismo autor/a