A interdisciplinaridade curricular na Educação Ambiental no Ensino Fundamental
práticas e saberes ambientais na Escola Estadual “Professor Reinaldo Thompson”, Manaus/AM
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8385Palavras-chave:
interdisciplinaridade, educação ambiental, consciência ambiental, currículoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os resultados das diversas práticas na Educação Ambiental desenvolvidas na Escola Pública Estadual “Professor Reinaldo Thompson”, na cidade de Manaus/AM” sob a ótica da interdisciplinaridade curricular. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. A pesquisa teórica ocorreu por meio de leituras e fichamentos de artigos e obras da Educação Ambiental crítica. A pesquisa foi realizada com os estudantes do Ensino Fundamental II de 6º ao 9º ano e ocorreu por meio de oficinas práticas com 180 estudantes. Na coleta de dados se deu através de questionários, observações e a construção dos mapas mentais produzidos pelos estudantes após a realização de quatro oficinas. Ao analisarmos os resultados das oficinas, percebemos a importância de prática pedagógica, envolvendo os diversos componentes curriculares, pois é a partir destas intervenções que os estudantes passam a entender a importância destas práticas, na construção de uma consciência ambiental, sobre seu espaço e sobre o meio ambiente. Os resultados apresentados foram obtidos partir das práticas das oficinas que foram realizadas no decorrer de uma pesquisa do Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (Unir). A escola através do seu Projeto Político pedagógico pode acrescentar e discutir a temática de educação ambiental, nos diversos projetos e componentes curriculares de cada um dos professores da Escola.
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