A interdisciplinaridade curricular na Educação Ambiental no Ensino Fundamental

práticas e saberes ambientais na Escola Estadual “Professor Reinaldo Thompson”, Manaus/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8385

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, educação ambiental, consciência ambiental, currículo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os resultados das diversas práticas na Educação Ambiental desenvolvidas na Escola Pública Estadual “Professor Reinaldo Thompson”, na cidade de Manaus/AM” sob a ótica da interdisciplinaridade curricular. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. A pesquisa teórica ocorreu por meio de leituras e fichamentos de artigos e obras da Educação Ambiental crítica. A pesquisa foi realizada com os estudantes do Ensino Fundamental II de 6º ao 9º ano e ocorreu por meio de oficinas práticas com 180 estudantes. Na coleta de dados se deu através de questionários, observações e a construção dos mapas mentais produzidos pelos estudantes após a realização de quatro oficinas. Ao analisarmos os resultados das oficinas, percebemos a importância de prática pedagógica, envolvendo os diversos componentes curriculares, pois é a partir destas intervenções que os estudantes passam a entender a importância destas práticas, na construção de uma consciência ambiental, sobre seu espaço e sobre o meio ambiente. Os resultados apresentados foram obtidos partir das práticas das oficinas que foram realizadas no decorrer de uma pesquisa do Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (Unir). A escola através do seu Projeto Político pedagógico pode acrescentar e discutir a temática de educação ambiental, nos diversos projetos e componentes curriculares de cada um dos professores da Escola.

Biografia do Autor

  • Jose Felix da Costa Filho, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM)

    Doutor em Letras pela Univerdidade Estadual de Londrina (UEL, 2012). Mestre em Educação Escolar Profissional pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR, 2015). Professor de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM). 

  • Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

    Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, 2011). Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Ambiental no contexto amazônico. 

  • Sérgio Luciane de Miranda , Universidade Federal de Rondônia (Unir)

    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Rondônia - Campus de Porto Velhos: Projeto de Pesquisa: Trabalho Educativo em Educação Ambiental com Estudantes da Zona Rural do Ensino Médio em uma Escola Estadual no Município de Alto Alegre dos Parecis/RO. Orientador: Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba. Graduado em Pedagogia - séries iniciais pela UNIR - Universidade Federal de Rondônia (2002-2006), Graduado em Biologia e Ciências Naturais pela UNIR - Universidade Federal de Rondônia (2008-2012), Especialista em História e Geografia com ênfase em Educação Ambiental pela UNESC (Faculdades Integradas de Cacoal) (2007 - 2009). Experiência em Direção Escolar, Supervisão Escolar, Coordenação Pedagógica e Vice-Direção Escolar. Atualmente professor de Biologia pela SEDUC - RO na Escola E.E.F.M. Artur da Costa e Silva e Professor Mediador no Ensino Médio Tecnológico no Campo na Escola M.E.F. Fernando Sabino e professor Pedagogo séries iniciais. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Ambiental no contexto Amazônico -GPEAM

  • Keila de Oliveira Santos, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

    Formada em Ciências Biológicas, especialista em gestão ambiental pelo Ifro e em metodologia do ensino superior pela Faculdade São Lucas e mestra em Educação pela Unir. Foi bolsista Capes.

     

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Publicado

05/06/2025

Edição

Seção

Dossiê Temático"Currículo, Culturas e Conhecimentos: articulando os saberes nas Amazônias"

Como Citar

A interdisciplinaridade curricular na Educação Ambiental no Ensino Fundamental: práticas e saberes ambientais na Escola Estadual “Professor Reinaldo Thompson”, Manaus/AM. (2025). Revista Práxis Pedagógica, 11, e8385. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8385

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