O RISCO DAS DROGAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM – PA

Autores

  • HANDERSON BENTES UFOPA
  • FÁTIMA M.F.MATOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um projeto de intervenção que teve como título: O risco das drogas para na adolescência e juventude no ambiente escolar, desenvolvido no ano de 2019 em uma escola pública de ensino médio da rede estadual de ensino do Estado do Pará, no munícipio de Santarém. A intervenção foi solicitada pela própria comunidade escolar (pais, alunos e professores) ao setor técnico da escola onde atuamos como coordenador pedagógico, em uma reunião plenária para discutir os problemas enfrentados pela escola. O objetivo foi compreender a realidade dos alunos em relação ao risco das drogas no espaço escolar. O trabalho constituiu em um ciclo de três meses de palestras com especialistas de diferentes áreas, e rodas de conversa com alunos e professores, e ao final de cada ação, na coleta de informações por meio de questionários, contendo perguntas abertas e fechadas sobre o tema. A opção metodológica escolhida encontra bases em uma abordagem qualitativa, sendo a pesquisa-ação a modalidade metodológica predominante. Essa opção se deu por oportunizar a compreensão de elementos complexos e subliminares próprios do tema, que só são passiveis de aproximação por meio do conhecimento partilhado, relação de confiança e reflexão conjunta entre os envolvidos na pesquisa. Constatou-se que a questão das drogas não pode ser ignorada pela escola, pois margeia a realidade dos alunos, e que a dependência de drogas ilícitas perpassa pelo consumo e prova de drogas consideradas lícitas, sobretudo o álcool e o cigarro; E ainda, que o acesso a drogas ilícitas e lícitas é relativamente “fácil” na instituição pesquisada, pois a maioria dos alunos que participaram da pesquisa conhecem pelo menos um viciado e um ponto de venda de drogas nas imediações; E por fim, que a primeira alternativa dos alunos que se envolve com o universo paralelo da das drogas é a evasão escolar. As reflexões, e informações coletadas serão disponibilizadas para os alunos, professores, gestão e para outras instituições de modo que possam servir para ajudar no combate e prevenção contra o perigo das drogas.

 

Palavras-chave: Uso de drogas; Escola; Adolescência;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

HANDERSON BENTES, UFOPA

Bacharel em Direito (ULBRA), Licenciado em Pedagogia (UFPA), possui Especialização em Gestão Educacional (UFOPA) e em Sociedade Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentavel da Amazônia (UFOPA), Mestrado Acadêmico em Educação (UFOPA), Técnico pedagógico da SEDUC/PA, Advogado militante regularmente inscrito nos quadros da OAB.

FÁTIMA M.F.MATOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Possui Licenciatura e Bacharelado em História, pela Universidade Federal do Pará (1995); mestrado em Educação, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998); doutorado em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2007), concluiu estágio de pós-doutoramento na Universidade Católica de Brasília (2016). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, atuando na Coordenação de Avaliação e Desenvolvimento de Cursos, na Pró-reitoria de Ensino de Graduação - PROEG. É professora colaboradora do Curso de Mestrado Acadêmico em Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida - PPGSAQ/UFOPA; professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Currículo e Gestão da Escola Básica - PPEB/ UFPA e do Doutorado em Educação, em Rede - Educanorte. Participa como pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR/SECÇÃO-PA e coordenada o Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação, certificado pela UFPA. Tem experiência na área de Educação Superior em nível de graduação e pós-graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: política e legislação educacional, gestão educacional, avaliação educacional, exclusão escolar, formação docente, educação do campo, historia da educação e educação integral de tempo integral.

Downloads

Publicado

26/12/2020

Como Citar

BENTES, H., & M.F.MATOS, F. (2020). O RISCO DAS DROGAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM – PA. Revista Práxis Pedagógica, 5(6), 259–280. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/6001