O RISCO DAS DROGAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM – PA
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v5n6e6001Palavras-chave:
uso de drogas, escola, adolescênciaResumo
O artigo apresenta os resultados de um projeto de intervenção que teve como título: “O risco das drogas para na adolescência e juventude no ambiente escolar”, desenvolvido no ano de 2019 em uma escola pública de ensino médio da rede estadual de ensino do Estado do Pará, no munícipio de Santarém. A intervenção foi solicitada pela própria comunidade escolar (pais, alunos e professores) ao setor técnico da escola onde atuamos como coordenador pedagógico, em uma reunião plenária para discutir os problemas enfrentados pela escola. O objetivo foi compreender a realidade dos alunos em relação ao risco das drogas no espaço escolar. O trabalho constituiu em um ciclo de três meses de palestras com especialistas de diferentes áreas, e rodas de conversa com alunos e professores, e ao final de cada ação, na coleta de informações por meio de questionários, contendo perguntas abertas e fechadas sobre o tema. A opção metodológica escolhida encontra bases em uma abordagem qualitativa, sendo a pesquisa-ação a modalidade metodológica predominante. Essa opção se deu por oportunizar a compreensão de elementos complexos e subliminares próprios do tema, que só são passiveis de aproximação por meio do conhecimento partilhado, relação de confiança e reflexão conjunta entre os envolvidos na pesquisa. Constatou-se que a questão das drogas não pode ser ignorada pela escola, pois, margeia a realidade dos alunos, e que a dependência de drogas ilícitas perpassa pelo consumo e prova de drogas consideradas lícitas, sobretudo o álcool e o cigarro. E ainda, que o acesso a drogas ilícitas e lícitas é relativamente “fácil” na instituição pesquisada, porque a maioria dos alunos que participaram da pesquisa conhecem pelo menos um viciado e um ponto de venda de drogas nas imediações. E por fim, que a primeira alternativa dos alunos que se envolve com o universo paralelo das drogas é a evasão escolar. As reflexões e informações coletadas serão disponibilizadas para os alunos, professores, gestão e para outras instituições, de modo que possam servir para ajudar no combate e prevenção contra o perigo das drogas.
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