ANÁLISE DA APLICABILIDADE EXPERIMENTAL DOS SAIS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS
UM ESTUDO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v7n8e7034Palavras-chave:
educação, livros didáticos, experimentação, saisResumo
A educação, assim como toda a sociedade, está em constante evolução. Outrossim, os saberes científicos estão sempre sofrendo alterações, juntamente com os modelos de livros didáticos (LD), que acompanham o contexto escolar. Sabendo que os LD são uma ferramenta importante e que os professores os utilizam como referência nas escolas, a análise destes se torna importante para que haja novas versões e melhorias nos seus conteúdos. Isto posto, a transposição da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) neste valioso instrumento contribui para uma formação mais crítica e reflexiva dos estudantes. O presente trabalho teve por objetivo analisar livros didáticos de Química, do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2018, sobre a temática “Sais”, identificando o que estes ofereciam de atividades experimentais e analisando-as a partir da abordagem CTS. Por meio dos dados comparativos do quadro de análise, podemos observar que, em geral, a experimentação com o tema “Sais”, em uma abordagem CTS, não foi muito explorada nos LD analisados. Apesar das edições estarem voltadas a realidade dos dias atuais, ainda há necessidade de adequação da experimentação com o tema “Sais”, o qual é um conteúdo de muita significância na vida dos estudantes.
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