ANÁLISE DA APLICABILIDADE EXPERIMENTAL DOS SAIS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS

UM ESTUDO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v7n8e7034

Palavras-chave:

educação, livros didáticos, experimentação, sais

Resumo

A educação, assim como toda a sociedade, está em constante evolução. Outrossim, os saberes científicos estão sempre sofrendo alterações, juntamente com os modelos de livros didáticos (LD), que acompanham o contexto escolar. Sabendo que os LD são uma ferramenta importante e que os professores os utilizam como referência nas escolas, a análise destes se torna importante para que haja novas versões e melhorias nos seus conteúdos. Isto posto, a transposição da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) neste valioso instrumento contribui para uma formação mais crítica e reflexiva dos estudantes. O presente trabalho teve por objetivo analisar livros didáticos de Química, do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2018, sobre a temática “Sais”, identificando o que estes ofereciam de atividades experimentais e analisando-as a partir da abordagem CTS. Por meio dos dados comparativos do quadro de análise, podemos observar que, em geral, a experimentação com o tema “Sais”, em uma abordagem CTS, não foi muito explorada nos LD analisados. Apesar das edições estarem voltadas a realidade dos dias atuais, ainda há necessidade de adequação da experimentação com o tema “Sais”, o qual é um conteúdo de muita significância na vida dos estudantes.

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Biografia do Autor

Candice Kemmerich, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas – Visconde da Graça

Licenciada em Química (IFSul/CaVG), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Maykon Gonçalves Müller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas – Visconde da Graça

Doutor em Ensino de Física (UFRGS). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências
e Tecnologias na Educação (IFSul/CaVG), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Alex Antunes Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas – Visconde da Graça

Mestranda em Ciências e Tecnologias na Educação (IFSul/CaVG), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

07/10/2022

Como Citar

Kemmerich, C., Müller, M. G., & Mendes, A. A. (2022). ANÁLISE DA APLICABILIDADE EXPERIMENTAL DOS SAIS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS: UM ESTUDO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018. Revista Práxis Pedagógica, 7(8), 39–58. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v7n8e7034

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