ANÁLISE DA APLICABILIDADE EXPERIMENTAL DOS SAIS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS

UM ESTUDO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018

Autores

  • Candice Kemmerich Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas – Visconde da Graça
  • Maykon Gonçalves Müller Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas – Visconde da Graça
  • Alex Antunes Mendes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas – Visconde da Graça

Resumo

A educação, assim como toda a sociedade, está em constante evolução. Outrossim, os saberes científicos
estão sempre sofrendo alterações, juntamente com os modelos de livros didáticos (LD), que acompanham o
contexto escolar. Sabendo que os LD são uma ferramenta importante e que os professores os utilizam como
referência nas escolas, a análise destes se torna importante para que haja novas versões e melhorias nos
seus conteúdos. Isto posto, a transposição da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) neste
valioso instrumento contribui para uma formação mais crítica e reflexiva dos estudantes. O presente trabalho
teve por objetivo analisar livros didáticos de Química, do Programa Nacional do Livro e do Material Didático
(PNLD) 2018, sobre a temática “Sais”, identificando o que estes ofereciam de atividades experimentais e
analisando-as a partir da abordagem CTS. Por meio dos dados comparativos do quadro de análise, podemos
observar que, em geral, a experimentação com o tema “Sais”, em uma abordagem CTS, não foi muito
explorada nos LD analisados. Apesar das edições estarem voltadas a realidade dos dias atuais, ainda há
necessidade de adequação da experimentação com o tema “Sais”, o qual é um conteúdo de muita
significância na vida dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Candice Kemmerich, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas – Visconde da Graça

Licenciada em Química (IFSul/CaVG), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Maykon Gonçalves Müller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas – Visconde da Graça

Doutor em Ensino de Física (UFRGS). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências
e Tecnologias na Educação (IFSul/CaVG), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Alex Antunes Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas – Visconde da Graça

Mestranda em Ciências e Tecnologias na Educação (IFSul/CaVG), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

07/10/2022

Como Citar

Kemmerich, C., Gonçalves Müller, M., & Antunes Mendes, A. (2022). ANÁLISE DA APLICABILIDADE EXPERIMENTAL DOS SAIS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS: UM ESTUDO EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018. Revista Práxis Pedagógica, 7(8), 39–58. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/7034