“BRINCANDO COM LUZ E SOMBRA”
CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na construção e aplicação de uma Sequência Didática para o Ensino de Ciências nos dois últimos anos da Educação Infantil, com base nos eixos norteadores (interações e brincadeira) das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. As atividades desenvolvidas fundamentadas na teoria de Vigotski, valorizaram os conhecimentos prévios dos estudantes os impulsionando a aprender cada vez mais, visando introduzir conhecimentos científicos sobre o tema luz. O trabalho foi concretizado nas turmas de Nível II (crianças de cinco e seis anos de idade) da EMEF Profª Zelly Pereira Esmeraldo da cidade de Rio Grande/RS. Realizando, desta forma, uma pesquisa do tipo Intervenção Pedagógica, onde a professora/pesquisadora pode participar de um estudo sobre sua própria prática, na tentativa de incentivar e mostrar a outros docentes as possibilidades de se trabalhar com conceitos científicos com crianças. Com o decorrer da aplicação da proposta também pode ser observado uma mudança no vocabulário dos estudantes, que passaram a fazer uso de conceitos científicos em seus diálogos, evidenciando suas aprendizagens e construindo uma base de conhecimentos importantes para as aprendizagens a serem realizadas nos anos seguintes, ou seja, no Ensino Fundamental.
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