“BRINCANDO COM LUZ E SOMBRA”

CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v7n8e7035

Palavras-chave:

Educação Infantil, ciências, sequência didática

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na construção e aplicação de uma Sequência Didática para o Ensino de Ciências nos dois últimos anos da Educação Infantil, com base nos eixos norteadores (interações e brincadeira) das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. As atividades desenvolvidas fundamentadas na teoria de Vigotski, valorizaram os conhecimentos prévios dos estudantes os impulsionando a aprender cada vez mais, visando introduzir conhecimentos científicos sobre o tema luz. O trabalho foi concretizado nas turmas de Nível II (crianças de cinco e seis anos de idade) da EMEF Profª Zelly Pereira Esmeraldo da cidade de Rio Grande/RS. Realizando, desta forma, uma pesquisa do tipo Intervenção Pedagógica, onde a professora/pesquisadora pode participar de um estudo sobre sua própria prática, na tentativa de incentivar e mostrar a outros docentes as possibilidades de se trabalhar com conceitos científicos com crianças. Com o decorrer da aplicação da proposta também pode ser observado uma mudança no vocabulário dos estudantes, que passaram a fazer uso de conceitos científicos em seus diálogos, evidenciando suas aprendizagens e construindo uma base de conhecimentos importantes para as aprendizagens a serem realizadas nos anos seguintes, ou seja, no Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Isis Marques Potes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas –Visconde da Graça

Licenciada em Pedagogia (FURG) e Mestra em Ciências e Tecnologias na Educação (IFSul/CaVG), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Nelson Luiz Reyes Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas –Visconde da Graça

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UFN). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (IFSul/CaVG), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Maykon Gonçalves Müller, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas –Visconde da Graça

Doutor em Ensino de Física (UFRGS). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (IFSul/CaVG), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

07/10/2022

Como Citar

Potes, I. M., Marques, N. L. R., & Müller, M. G. (2022). “BRINCANDO COM LUZ E SOMBRA”: CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Práxis Pedagógica, 7(8), 59–81. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v7n8e7035

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