Processos educomunicativos em rede a partir do instagram do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8314Palavras-chave:
aprendizagem em rede, educomunicação, instagramResumo
A Educomunicação, interface centrada na correlação Comunicação/Educação, surge como um campo interdisciplinar, registrando a inseparabilidade e complementaridade desses processos na construção de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades críticas e criativas em rede. Este estudo realiza uma análise netnográfica de um perfil institucional, do cuso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão do campus de Imperatriz-Maranhão, no Instagram, explorando suas estratégias de educomunicação. A pesquisa teve como objetivo examinar o impacto das estratégias adotadas na construção coletiva do conhecimento ao longo de um período de 90 dias.Os resultados destacam a necessidade de estratégias adaptativas que considerem a informação, a sobrecarga cognitiva e as expectativas da audiência quanto ao conteúdo elaborado e compartilhado. Este estudo contribui para a compreensão da educomunicação em ambientes digitais, enfatizando o papel do diálogo, a qualidade do conteúdo e a adaptação constante nas práticas educomunicativas, considerando a metodologia e o recurso utilizado, a descentralização de papéis, tempos e espaços em que a aprendizagem ocorre.
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