Processos educomunicativos em rede a partir do instagram do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8314

Palavras-chave:

aprendizagem em rede, educomunicação, instagram

Resumo

A Educomunicação, interface centrada na correlação Comunicação/Educação, surge como um campo interdisciplinar, registrando a inseparabilidade e complementaridade desses processos na construção de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades críticas e criativas em rede. Este estudo realiza uma análise netnográfica de um perfil institucional, do cuso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão do campus de Imperatriz-Maranhão, no Instagram, explorando suas estratégias de educomunicação. A pesquisa teve como objetivo examinar o impacto das estratégias adotadas na construção coletiva do conhecimento ao longo de um período de 90 dias.Os resultados destacam a necessidade de estratégias adaptativas que considerem a informação, a sobrecarga cognitiva e as expectativas da audiência quanto ao conteúdo elaborado e compartilhado. Este estudo contribui para a compreensão da educomunicação em ambientes digitais, enfatizando o papel do diálogo, a qualidade do conteúdo e a adaptação constante nas práticas educomunicativas, considerando a metodologia e o recurso utilizado, a descentralização de papéis, tempos e espaços em que a aprendizagem ocorre.

Biografia do Autor

  • Camilla Grazielly Rego de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsista PIBIC (CNPq /2024-2025) em projeto de pesquisa sobre sequências didáticas para o ensino de matemática, com ênfase na maranhensidade. Atua como voluntária em projetos de pesquisa e extensão com foco em tecnologias digitais e práticas educacionais inovadoras.

  • Késsia Mileny de Paulo Moura, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -PPGIE/UFRGS (2021). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba PPGE/UFPB (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB (2003). Professora Associada do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão- CCIM/UFMA. Professora pesquisadora do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas PPGEPE/CCIM/UFMA. Atuou na Coordenação do Curso de Pedagogia do Parfor da UFMA /Imperatriz. Atua como docente nas áreas de Currículo, Educação e Tecnologias e Seminário de Pesquisa. Pesquisa tecnologias digitais na formação e prática do professor.

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Publicado

31/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processos educomunicativos em rede a partir do instagram do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8314. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8314