Educação Integral e direito à Comunicação

Mídia-Educação como estratégia formativa para profissionais da Educação na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8864

Palavras-chave:

educação e direitos humanos, escola em tempo integral, mídia e educação, comunicação educomunicativa

Resumo

O artigo introduz um projeto que visa capacitar profissionais da educação na região amazônica, focando na intersecção entre o direito à educação e o direito à comunicação. Ele salienta a mídia-educação como uma estratégia crucial para formar indivíduos críticos e promover a Educação Integral como um direito humano fundamental. O projeto aborda a desigualdade de acesso à informação na Amazônia, propondo uma formação continuada que integra práticas pedagógicas inovadoras com o uso da mídia e tecnologias. O texto destaca que a comunicação não é apenas uma ferramenta, mas um campo formativo vital para o desenvolvimento pleno, especialmente para estudantes amazônidas. Em suma, o trabalho busca fortalecer uma educação engajada com a justiça social e a equidade territorial, reconhecendo a comunicação, a arte e a educação como essenciais para o aprendizado e a expressão dos alunos.

Biografia do Autor

  • Larissa Zuim Matarésio , Universidade Federal de Rondônia (Unir)

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Jornalista e Licenciada em Letras-Português.

  • Javier Espinoza de los Monteros, Universidad Anáhuac México

    Coordinador del Centro para el Desarrollo Jurídico de la Facultad de derecho de la Universidad Anáhuac México (campus norte). Doctor en Forme dell’evoluzione del diritto por la Universidad del Salento, Italia. Universidad Anáhuac México

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Publicado

03/11/2025

Edição

Seção

Dossiê Temático “Investigación educativa y el desarrollo social sostenible en América Latina y el Caribe”

Como Citar

Educação Integral e direito à Comunicação: Mídia-Educação como estratégia formativa para profissionais da Educação na Amazônia. (2025). Revista Práxis Pedagógica, 11, e8864. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8864