Educação Integral e direito à Comunicação
Mídia-Educação como estratégia formativa para profissionais da Educação na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8864Palavras-chave:
educação e direitos humanos, escola em tempo integral, mídia e educação, comunicação educomunicativaResumo
O artigo introduz um projeto que visa capacitar profissionais da educação na região amazônica, focando na intersecção entre o direito à educação e o direito à comunicação. Ele salienta a mídia-educação como uma estratégia crucial para formar indivíduos críticos e promover a Educação Integral como um direito humano fundamental. O projeto aborda a desigualdade de acesso à informação na Amazônia, propondo uma formação continuada que integra práticas pedagógicas inovadoras com o uso da mídia e tecnologias. O texto destaca que a comunicação não é apenas uma ferramenta, mas um campo formativo vital para o desenvolvimento pleno, especialmente para estudantes amazônidas. Em suma, o trabalho busca fortalecer uma educação engajada com a justiça social e a equidade territorial, reconhecendo a comunicação, a arte e a educação como essenciais para o aprendizado e a expressão dos alunos.
Referências
CAJAIBA, Jaqueline Braga Morais; SANTOS, Arlete Ramos dos; BRITO, Valéria Souza Lima. Formação docente do/no campo: protagonismo do Programa Formação de Professores do Campo (Formacampo). Educ. Form., Fortaleza, v. 7, e8075, 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-35832022000100109&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 ago. 2025.
COURTIS, Christian. Ni un paso atrás. La prohibición de regresividad en materia de derechos sociales. Buenos Aires: Editorial del Puerto, 2009.
ESPINOZA DE LOS MONTEROS, Javier. De la pandemia de la covid-19 a la infodemia: una perspectiva sistémica. Revista de Direito Mackenzie, v. 15, n. 2, 2021.
FERRAJOLI, Luigi. Principia Iuris. Teoría del derecho y de la democracia. Madrid: Trotta, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogía del oprimido. Montevideo: Tierra nueva, 1970.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FAS. Fundação Amazônia Sustentável. Projeto capacita mais de 1,3 mil educadores e impulsiona o ensino nas redes municipais da Amazônia profunda. 24 fev. 2025. Disponível em: https://fas-amazonia.org/projeto-capacita-mais-de-13-mil-educadores-e-impulsiona-o-ensino-nas-redes-municipais-da-amazonia-profunda/. Acesso em: 7 ago. 2025.
GALL, Emanuel. Prácticas educomunicativas: miradas sobre lo inacabado. EDUCOM, 2005. Disponível em: NCE USP - Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. Acesso em: 8 ago. 2025.
GARGARELLA, Roberto. La sala de máquinas de la Constitución: dos siglos de constitucionaismo en América Latina (1810-2010). Buenos Aires: Katz Editores, 2014.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino americano. Organização de Flavia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar; Companhia das Letras, 2019.
HOLMES, Stephen; SUNSTEIN, Cass R. El costo de los derechos sociales: por qué la libertad depende de los impuestos. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2011.
HOPPE, Bárbara Chiodini Axt; LIBRELOTTO, Giovani Rubert. Práticas educomunicativas no contexto escolar: obstáculos e perspectivas. 2014. Artigo (Especialização em Mídias na Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
MATARÉSIO, Larissa Zuim. Mulheres no e em movimento: por uma geografia do direito e do tempo. 2021. Tese (Doutorado em Geografia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
ROSS, Andréa Duarte. Cartilha educativa: conheça a educomunicação e como utilizar em sua prática profissional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
SILVEIRA, Manuela M. M. Do corpo-território ao mapeamento dos feminicídios: o que nos ensinam as mapeadoras feministas da América Latina. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM GEOGRAFIA, 13, 2019, São Paulo. Anais [...]: a geografia brasileira na ciência-mundo: produção, circulação e apropriação do conhecimento. São Paulo: [editora não informada], 2019.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
ZUIN, Aparecida Luzia Alzira; DIAS, Juliane S. Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 160-180, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128. Acesso em: 18 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.