A relevância do ensino da oralidade no ciclo de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/1qpfd110

Palavras-chave:

ensino da oralidade, ciclo de alfabetização, língua portuguesa, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Esta pesquisa apresenta o recorte teórico de um Projeto de Tese em Educação e tem como objetivo discutir a relevância do ensino da oralidade para as crianças do ciclo de alfabetização. Foi desenvolvida abordando autores renomados das temáticas envolvidas, tal qual Antunes (2009), assim como trouxe para a discussão as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades que a Base Nacional Comum Curricular norteia para o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental quanto ao eixo oralidade. Com abordagem qualitativa, foi realizada por meio da investigação bibliográfica. Como resultado, a correlação alfabetização e oralidade incentiva a constituição da identidade psicossocial das crianças; o estabelecimento de regras de convivência; o uso de gêneros como a conversação espontânea e o relato oral; a percepção de aspectos paralinguísticos no ato da fala e a valorização da escuta do outro.

Biografia do Autor

  • Giselle Bezerra Mesquita , Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Educação. Coordenadora Escolar Seduc/CE.

  • Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Educação. Professora da Faced/UFC.

  • Francisca Jamilia Oliveira de Barros, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Coordenadora do grupo de pesquisa LER (Linguagem escrita revisitada). Pesquisadora nas áreas da alfabetização e educação especial. 

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola,1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 05 set. 2025.

CARVALHO, Robson Santos de; FERRAREZI, Celso Jr. Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

CORDEIRO, Leidiane Raimundo; LIMA, Gustavo. O Oral como objeto de ensino na Base Nacional Comum Curricular. Revista dos estudantes de pós-graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, n. 23, Salvador, jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/38546. Acesso em: 08 set. 2025.

COSTA, Eliane Araújo Xavier da; OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa de. BNCC e atuação docente: uma política em cena. Rev.Pemo, Fortaleza, v. 5, e510457, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo. Acesso em: 10 set. 2025.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane (orgs). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada” In: DIONÍSIO, Angela; BEZERRA, Maria Auxiliadora. O Livro Didático de Português. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. p. 25-46.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SILVA, Ceris Salete Ribas. Ciclo de alfabetização. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale. Acesso em: 02 set 2025.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Downloads

Publicado

29/10/2026

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A relevância do ensino da oralidade no ciclo de alfabetização. (2026). Revista Práxis Pedagógica, 12, e8969. https://doi.org/10.69568/1qpfd110