Abandono escolar

desafios enfrentados pela secretaria municipal de educação de Mombaça – Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8307

Palavras-chave:

abandono escolar, direito à educação, ensino fundamental, Educação Municipal de Mombaça-CE

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer os desafios enfrentados e as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de Mombaça-Ceará dos casos de abandono escolar no Ensino Fundamental. É uma pesquisa qualitativa: Lüdke e André (1986); Teixeira (2007), descritiva: Gil (2002), estudo de caso: Yin (2001), utilizou a entrevista semiestruturada tendo como entrevistado um Técnico Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Mombaça – CE em que os dados foram analisados com base no método de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que a Secretaria Municipal de Educação adota estratégias para o enfrentamento ao abandono escolar, implementando intervenções eficazes em casos de abandono ou em situações de risco. Ademais, notou-se a intencionalidade de colaboração entre técnicos, gestores escolares e família no decorrer desse processo. Também se percebe a importância da cooperação intersetorial dos órgãos públicos, enfatizando que só desse modo é possível abraçar as demandas para o combate a esse desafio.

Biografia do Autor

  • Tiziana Ailin Alasá, Universidade Estadual do Ceará

    Licenciada em Pedagogia, Letras-Espanhol e Pós-Graduada em Gestão Escolar, Educação Infantil, Transtorno do Espectro Autista e Educação Inclusiva; Coordenadora Pedagógica do Núcleo Educacional de Apoio Psicopedagógico – NEAP, graduanda em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

  • Helena de Lima Marinho Rodrigues Araujo, Universidade Estadual do Ceará

    Pós-doutora em Educação, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), ambos da Universidade Estadual do Ceará e docente Adjunta da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi)/Uece.

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Publicado

31/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Abandono escolar: desafios enfrentados pela secretaria municipal de educação de Mombaça – Ceará. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8307. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8307

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