Abandono escolar
desafios enfrentados pela secretaria municipal de educação de Mombaça – Ceará
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8307Palavras-chave:
abandono escolar, direito à educação, ensino fundamental, Educação Municipal de Mombaça-CEResumo
Este artigo tem como objetivo conhecer os desafios enfrentados e as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de Mombaça-Ceará dos casos de abandono escolar no Ensino Fundamental. É uma pesquisa qualitativa: Lüdke e André (1986); Teixeira (2007), descritiva: Gil (2002), estudo de caso: Yin (2001), utilizou a entrevista semiestruturada tendo como entrevistado um Técnico Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Mombaça – CE em que os dados foram analisados com base no método de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que a Secretaria Municipal de Educação adota estratégias para o enfrentamento ao abandono escolar, implementando intervenções eficazes em casos de abandono ou em situações de risco. Ademais, notou-se a intencionalidade de colaboração entre técnicos, gestores escolares e família no decorrer desse processo. Também se percebe a importância da cooperação intersetorial dos órgãos públicos, enfatizando que só desse modo é possível abraçar as demandas para o combate a esse desafio.
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