SCHOOL MANAGEMENT AND MONITORING EVALUATION
SOME POSSIBILITIES
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e3256Keywords:
evaluation, school management, learning, proceduresAbstract
This article is based on a bibliographical research on work related to school management and evaluation, whose objective was to investigate ways of monitoring the assessment of learning by school management. As results are presented some theoretical supports that bring reflections about the evaluation, as instrumentalization in favor of learning, highlighting, also, possible procedures that can favor student learning, to be adopted by school administrators.
Downloads
References
ARREDONDO, Santiago Castilho; DIAGO, Jesus Cabrerizo. A avaliação na educação. In: Avaliação educacional e promoção escolar. Curitiba: IBPEX; São Paulo: Unesp, 2009.
BECKER, F. da R. Avaliação educacional em larga escala: a experiência brasileira. Revista Ibero-americana de Educação [S.l.], n. 53/1, 25 jun. 2010.
CARDELLI, Douglas Teixeira; ELLIOT, Ligia Gomes. Avaliação por diferentes olhares: fatores que explicam o sucesso de escola carioca em área de risco. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.20, n.77, p. 769-797, out./dez. 2012.
COELHO, Maria Inês de Matos. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio: aval. pol. públ. educ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229- 258, abr./jun. 2008.
CUNHA, Eudes Oliveira. A gestão escolar e sua relação com os resultados do IDEB: um estudo em duas escolas municipais de Salvador. Dissertação (mestrado). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2012.
DEMO. Pedro. Avaliação qualitativa: polêmicas do nosso tempo. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
DEMO. Pedro. Conhecimento Moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1999.
DOURADO, Maria Helena de Magalhães. Avaliar a aprendizagem em larga escala: um grande desafio. Revista Gestão em Ação. UFBA, 2002.
ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Escola, currículo e avaliação. São Paulo: Cortez, 2008.
FERNANDES, Domingos. Avaliação em Educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Revista Ensaio: aval. pol. públ. Educ, Rio de Janeiro, v.21, n.78, p.11-34, jan./mar. 2013.
FONTANIVE, Nilma Santos. A Divulgação dos Resultados das Avaliações dos Sistemas Escolares: limitações e perspectivas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.21, n.78, p.83-100, jan./mar. 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GRILLO, Marlene Correro; FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Autoavaliação: por que e como realizá-la? In: GRILLO, Marlene Correro; GESSINGER, Rosana Maria (Orgs.). Por que falar ainda em avaliação? Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.
GRILLO, Marlene Correro; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Especificidades da avaliação que convém conhecer. In: GRILLO, Marlene Correro; GESSINGER, Rosana Maria (Orgs.). Por que falar ainda em avaliação? Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.
LIMA, Erisevelton Silva Lima. O diretor e as avaliações praticadas na escola. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Brasília, 2011.
LIMA, Valderez Marina do Rosário; GRILLO, Marlene Correro. Questões sobre avaliação da aprendizagem: a voz dos professores. In: GRILLO, Marlene Correro; GESSINGER, Rosana Maria (Orgs.). Por que falar ainda em avaliação? Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.
LIMA, Valderez Marina do Rosário; GRILLO, Marlene Correro; HARRES, João Batista Siqueira. Diferentes formas de expressão da aprendizagem. In: GRILLO, Marlene Correro; GESSINGER, Rosana Maria (Orgs.). Por que falar ainda em avaliação? Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos Revista Científica. vol. 4, São Paulo, p.79- 88, 2002.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Maneiras de avaliar a aprendizagem. Pátio. São Paulo: Cortez, 2002.
LUCKESY, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez.
Revista ABC EDUCATIO, nº 46, p.28-29, 2005.
MESQUITA, Silvana Soares de Araujo. Fatores intraescolares e desempenho escolar: o que faz a diferença? Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009.
MUTIM, Avelar Luiz Bastos; FREITAS, Katia Siqueira de. Relação Entre a Gestão Participativa e o Desempenho Escolar. Revista Ensaio: aval. pol. públ. Educ, Rio de Janeiro, v.9, n.33, p. 489-508, out./dez. 2001.
NOVAES, Ivan Luiz; CARNEIRO, Breno Pádua Brandão. In: NOVAES, Ivan Luiz; HETKOWSKI, Tânia Maria (Org.). Gestão, Tecnologias e Educação: construindo redes sociais. Salvador: Eduneb, 2012.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PACTO NACIONAL pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em:
<http://pacto.mec.gov.br/o-pacto>. Acesso em: 10 mar. 2016
SANTOS, Silvio Carlos dos; PERIPOLLI, Arlei; OLIVEIRA, Marilu Palma de; FREITAS, Soraia Napoleão. Avaliação no mundo hodierno: um intervir sobre a produção do conhecimento. Revista Ibero-americana de Educação. n.º 53/1, 2010.
SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída. Estudos avançados. Vol. 21, nº 60. São Paulo, 2007.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2000.
VASCONCELOS, Cristiane Regina Dourado. A Criação de um Portal para partilhar experiências da Gestão da Escola Municipal Cidade Vitória da Conquista, Salvador/Ba, com a Avaliação da Aprendizagem. Dissertação de mestrado. GESTEC/UNEB, 2016. Disponível em: http:// http://www.uneb.br/gestec/files/2016/04/Disserta%C3%A7%C3%A3o- CristianeDourado.pdf . Acesso em: 10 mar. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.