THE IMPORTANCE OF MATHEMATIC GAMES IN THE LEARNING PROCESS IN CHILD EDUCATION

Authors

  • Paulo Byron Oliveira Soares Neto Universidade Paulista; Universidade Federal do Estado de São Paulo; Universidade Virtual do Estado de São Paulo; Universidad del Atlântico https://orcid.org/0000-0001-5652-1639

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e3550

Keywords:

psychopedagogy, mathematical games, playful learning, child education

Abstract

The purpose of the present work is to present the reader with the usefulness of psychopedagogy in early childhood education, in what concerns the teaching of mathematics, in order to make the student the protagonist of his education. Thus, we will use mathematical games as a way to stimulate the child to learn mathematics. To do so, we apply the method of bibliographic research, which does not rely on tools complementary to the study presented here.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo Byron Oliveira Soares Neto, Universidade Paulista; Universidade Federal do Estado de São Paulo; Universidade Virtual do Estado de São Paulo; Universidad del Atlântico

Professor efetivo do Governo do Estado de São Paulo; Licenciado e Bacharel em Matemática, possuindo habilitação em Física pela Universidade Ibirapuera; especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Uniasselvi; graduando em Direito (UNIP); Graduando em Engenharia de Produção (UNIVESP); Pós graduando em Ensino de Filosofia (UNIFESP); pós graduado em Direito Tributário e mestrando em Direito e Negócios Internacionais pela Universidade del Atlântico – Espanha

References

BARATA, Denise. Caminhando com Arte na Pré-Escola. São Paulo: Summer 1995.

BOSSA, Nádia. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2016.

______. Diário Oficial da União. Resolução n°5, de 17 de dezembro de 2009. DOU, 18 de dezembro de 2009. Disponível em:

<http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf>. Acesso em: 20 maio 2018.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em:

<http://www.ideb.inep.gov.br> Acesso em: 22 maio 2018.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHATEAU, Jean. O jogo e a Criança. São Paulo. Summer, 1987.

COSTA, Arlindo. Metodologia da pesquisa Científica. Mafra-SC-Edição 2006.

FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

GRANDO, R.C.O. Conhecimento Matemático e o Uso de Jogos na Sala de Aula. 2000. 239f. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

______. O jogo suas Possibilidades Metodológicas no Processo Ensino Aprendizagem na Matemática. 1995. 194 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

LOPES, Noêmia. O que é tematização da prática: a análise de experiências concretas documentadas em áudio e vídeo permite a reflexão sobre as situações didáticas e a prática em sala de aula. Disponível em:

<http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/passo-passotematizacao-pratica- 750761.shtml?page=1>. Acesso em: 25 abr. 2018.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O Lúdico na Prática Educativa. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, V.23, nº 119/120, jul/out., 1994.

MIORIM, M. A., FIORENTINI, D. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 5- 10, 1990.

OLIVEIRA, Martha Khol de. Vygotsky. São Paulo: Scipione, 1993.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Trad. Ivete Braga. 18. ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2007.

SANTOS, Santa Marli P. dos (org.). Brinquedo e Infância: um guia para pais e educadores. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

SKINNER, Burrrhus Frederic. (1972). Tecnologia do ensino. (Rodolpho Azzi, Trad.). São Paulo: Herder, Ed. da universidade São Paulo, 1972.

______. Sobre o behaviorismo. (M. P. Villalobos, Trad.). São Paulo: Cultrix, 2006. (Trabalho original publicado em 1974).

______. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. Teorias de aprendizagem são necessárias? Rev. Brasileira de Análise do Comportamento. Vol. 1, nº1, 2005.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

______. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, Lev Semyonovitch.; LURIA, Alexander Romanovitch.; LEONTIEV, Aleksei Nikolaievitch.; Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.

WEISS, Maria Lúcia Leme. Psicopedagogia Clínica – Uma Visão Diagnóstica dos Problemas de Aprendizagem Escolar. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

Published

31/12/2019

How to Cite

Soares Neto, P. B. O. (2019). THE IMPORTANCE OF MATHEMATIC GAMES IN THE LEARNING PROCESS IN CHILD EDUCATION. Revista Práxis Pedagógica, 2(3), 72–82. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e3550