TRANS VISIBILITY IN EDUCATION
A SOCIOLOGICAL ANALYSIS OF TRAVESTIS AND TRANSEXUALS IN THE CITY OF BELO HORIZONTE
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e3709Keywords:
inclusion, travestis, transsexuals, education, rightsAbstract
Resolution of the Ministry of Education (MEC) approved on January 17, 2018 authorizes the use of the social name of transvestites and transsexuals in school records of basic education. The same seeks to propagate respect and minimize statistics of violence and abandonment of school due to harassment, embarrassment and prejudice. The social name is one in which transvestites, trans women or trans men choose to be called, according to their gender identity. But it is realized that there are still many changes to happen, such as the use of restrooms according to their gender identity. This work advocates the school inclusion of the diversity of transvestites and transsexuals in the school environment, where we can observe the very great dropout of these students in the classes.
Downloads
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E
TRANSEXUAIS. Apresenta informações sobre a defesa dos direitos dos gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais e as ações da ABGLT. 2006. Disponível em: Acesso em: 09 mar. 2018.
AQUINO, G.J. Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
AUTOBIOGRAFIA LUIZ MOTT. Disponível em: https://luizmottblog.wordpress.com/sobre/auto-biografia/ Acesso em: 28 abr. 2018.
BORTOLINI, A.S. Diversidade sexual e de gênero na escola - Uma perspectiva Intercultural e Interrelacional. Revista Espaço Acadêmico (UEM). , v.11, p.27 - 37
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de Nº 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 13 de março 2018.
GRUPO GAY DA BAHIA. Disponível em: http://www.ggb.org.br/welcome.html. Acesso em: 20 abr. 2018.
MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. In: Sociologias. Porto Alegre: PPGS-UFRGS. N.21, 2009. . Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. v. 1. 84p.
NUH UFMG GDE PROJETO TRANS. Disponível em: http://www.nuhufmg.com.br/gde_ufmg/index.php/projeto-trans Acesso em: 20 abril. 2018.
MELLO, Celso de. Declaração ao jornal O Estado de S. Paulo, em 5 de dezembro de 1998. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/mello-defende-uniao- de-homossexuais-111702.html. Acesso em: 14 mar. 2018.
NUH UFMG PROJETO TRANS. Projeto Trans. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/nuh/projeto-trans/. Acesso em: 20 abr. 2018.
SANTOS, Andrea Paula dos. Imagens e sons de histórias do tempo presente e do imediato: identidades e concepções de sujeito, memórias e subjetividades em (des)construção no cotidiano da História. In: Revista de História Regional. 12(1): 101-129, Verão, 2007.
TRANSEMPREGOS. Disponível em: http://www.transempregos.com.br/sobre.php Acesso em: 24 mar. 2018.
TRANSVEST. Disponível em: http://transvest.org. Acesso em: 25 mar. 2018
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação de trabalhos. Biblioteca Central. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.
WARNER, Michael. Fear of a Queer Planet: queer politics and social theory. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1993.
WORDPRESS. Quem a Homotransfobia matou hoje? Disponível em: https://homofobiamata.wordpress.com/ Acesso em: 12 mar. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.