PUBLIC POLICY IN EDUCATION

A STUDY ABOUT THE BOOK AND TEACHING MATERIAL PROGRAM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e5939

Keywords:

school education, State, public policy, textbook

Abstract

The article discusses the public policy of the National Book and Didactic Material Program (PNLD), the main legislation and innovations that regulate it and the link with the publishing market. The documentary analysis of the referred Program was carried out based on the PNLD Guides for the three-year periods of 2014 and 2017, considering the curricular components of Portuguese language, geography, history and science. The results show that the PNLD has a privileged budget and even with deficiencies pointed out in the processes of acquisition, distribution and choice, textbooks contribute to Brazilian school pedagogical practices.

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Author Biographies

Gerdalva de Araújo de Vasconcelos, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia - área de Políticas e Gestão Educacional (2019). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (2004). Especialista em Linguística Aplicada a Produção de Textos (2005),tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, Políticas Públicas Sociais e Educacionais. Participa do grupo de pesquisa, Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade - CIEPES - UNIR. Atua na Secretaria de Estado da Educação no Núcleo dos Programas do Livro.

Bianca Morais Mendes, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), especialista em Gênero e Diversidade Escolar (IESB), graduada em Ciências Biológicas (UNEC) e Pedagogia com habilitação em Gestão, Orientação e Supervisão (FEM). Participo como membro do Grupo de Pesquisa Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade (CIEPES). Possuo experiência profissional na área de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação com planejamento e execução de aulas do ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior.

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia

Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982),Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Prof. Dr. Glenn Walter Erickson. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob a orientação da Profª Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari, tendo como tese: "Ambientalização Curricular” no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia- campus de Porto Velho. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Rondônia, Foi chefe do departamento acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. É Professor do Curso de Graduação em Filosofia e atua com as disciplinas de Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Ensino da Filosofia, Metodologia da Pesquisa Científica. Na Pós-Graduação, leciona a disciplina de Educação Ambiental e Práticas Educativas no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional (Linha de Pesquisa: em Formação de Professores) com a disciplina de Fundamentos Filosóficos, Antropológicos e Sociológicos da Educação e no Mestrado Acadêmico em Educação (linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional) atua na disciplina de Educação e Desenvolvimento Amazônico. É pesquisador em Educação Ambiental, Ética e cultura amazônica em Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação Escolar e em Educação Ambiental. Orienta pesquisas em Educação Ambiental e Ambientalização Curricular. Faz parte do Grupo de Pesquisa CIEPES (Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade, localizado na Universidade Federal de Rondônia.

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Published

10/06/2021

How to Cite

Vasconcelos, G. de A. de, Mendes, B. M., & Barba, C. H. de. (2021). PUBLIC POLICY IN EDUCATION: A STUDY ABOUT THE BOOK AND TEACHING MATERIAL PROGRAM. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 218–242. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e5939

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