O RISCO DAS DROGAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM – PA
Abstract
O artigo apresenta os resultados de um projeto de intervenção que teve como título: O risco das drogas para na adolescência e juventude no ambiente escolar, desenvolvido no ano de 2019 em uma escola pública de ensino médio da rede estadual de ensino do Estado do Pará, no munícipio de Santarém. A intervenção foi solicitada pela própria comunidade escolar (pais, alunos e professores) ao setor técnico da escola onde atuamos como coordenador pedagógico, em uma reunião plenária para discutir os problemas enfrentados pela escola. O objetivo foi compreender a realidade dos alunos em relação ao risco das drogas no espaço escolar. O trabalho constituiu em um ciclo de três meses de palestras com especialistas de diferentes áreas, e rodas de conversa com alunos e professores, e ao final de cada ação, na coleta de informações por meio de questionários, contendo perguntas abertas e fechadas sobre o tema. A opção metodológica escolhida encontra bases em uma abordagem qualitativa, sendo a pesquisa-ação a modalidade metodológica predominante. Essa opção se deu por oportunizar a compreensão de elementos complexos e subliminares próprios do tema, que só são passiveis de aproximação por meio do conhecimento partilhado, relação de confiança e reflexão conjunta entre os envolvidos na pesquisa. Constatou-se que a questão das drogas não pode ser ignorada pela escola, pois margeia a realidade dos alunos, e que a dependência de drogas ilícitas perpassa pelo consumo e prova de drogas consideradas lícitas, sobretudo o álcool e o cigarro; E ainda, que o acesso a drogas ilícitas e lícitas é relativamente “fácil” na instituição pesquisada, pois a maioria dos alunos que participaram da pesquisa conhecem pelo menos um viciado e um ponto de venda de drogas nas imediações; E por fim, que a primeira alternativa dos alunos que se envolve com o universo paralelo da das drogas é a evasão escolar. As reflexões, e informações coletadas serão disponibilizadas para os alunos, professores, gestão e para outras instituições de modo que possam servir para ajudar no combate e prevenção contra o perigo das drogas.
Palavras-chave: Uso de drogas; Escola; Adolescência;
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.