A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO IFPE COM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n2e2512

Palabras clave:

prática pedagógica, IFPE, dispositivos móveis

Resumen

 

A referida pesquisa buscou analisar práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores do IFPE atuantes no Ensino Médio Integrado ao Técnico com o uso de dispositivos móveis. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a análise documental, as entrevistas, questionários semiestruturados e a observação de aulas. Os participantes da nossa pesquisa foram 13 professores, 09 da área do Ensino Médio e 04 da área do Ensino Técnico. Os resultados da pesquisa revelam que se apresenta como desafio para o IFPE e os professores participantes, formações para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras mediante o vasto uso de dispositivos móveis em sala de aula.

 

Palavras-chave: Prática Pedagógica. IFPE. Dispositivos Móveis

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Biografía del autor/a

Willderlânia Ximenes Cunha, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2017.1). Possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão - FAINTVISA (2010.1). Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica - Universidade Federal de Pernambuco -UFPE (2012.1). Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Formação de Professores, Gestão Educacional, Coordenação Pedagógica,Práticas Pedagógicas, Tecnologia e Educação.

Sérgio Paulino Abranches, Universidade Federal de Pernambuco -UFPE

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1982), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: informática e educação, educação a distância, formação de professores, novas tecnologias e educação e educação e comunicação.

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Publicado

25/07/2018

Cómo citar

Cunha, W. X., & Abranches, S. P. (2018). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO IFPE COM DISPOSITIVOS MÓVEIS. Revista Práxis Pedagógica, 1(2), 39–56. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n2e2512