A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO FUTURO BASEADA NO QUE PRECISAMOS CONSTRUIR HOJE

Autores/as

  • Luiz Antônio Alcântara Madureira Universidad de La Empresa - UDE
  • Cássia Rejane Balvedi Zancan Universidad de La Empresa - UDE

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e3108

Palabras clave:

educação, transformação, prática pedagógica, ideias inovadoras

Resumen

Este artigo objetiva resgatar os pressupostos que permearam a Educação, procurando analisar o papel do professor e da escola, desde a escola tradicional, perpassando pelos paradigmas atuais e prepando-a para futuro. Procura refletir sobre a educação que precisamos construir hoje, frente aos desafios que o futuro exige. É preciso a reformulação nos programas escolares para procurar desenvolver mais aptidões e potencialidades dos alunos. O aluno deve ser ensinado a aprender, a como aprender, e porque aprender.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Antônio Alcântara Madureira, Universidad de La Empresa - UDE

Mestrando em Educação pela Universidad de La Empresa, possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná(1988). Atualmente é Coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande. Tem experiência na área de Saúde Coletiva Comunitária, com ênfase em Saúde Pública.

Cássia Rejane Balvedi Zancan, Universidad de La Empresa - UDE

Mestre em Educação pela Universidad de La Empresa (UDE), possui graduação em Ciências, com Habilitação em Matemática, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999), especialista em Dificuldades de Aprendizagem, Tecnologias Educacionais e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é professora titular - Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Tem experiência na área de Educação, Ciências e Matemática.

 

 

Citas

BECKER, U. A Reinvenção da política: política, tradição e estética na ordem social, Anthony Giddens, Scott Lasch. Tradução Magda Lopes- SP: Editora Universidade Estadual Paulista. 1997.

BREYNER, J. Tendências da educação para o século XXI. Jornal "a Página", ano 11, nº 117, novembro 2002.

COLL, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

CUNHA, Maria Isabel da. O Bom Professor e sua Prática. Campinas: Papirus, 2001.

FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GIMONET, J,.Pedagogia da Alternância. Alternância e desenvolvimento. Nascimento de um Movimento Educativo: As Casas Familiares Rurais de educação e de Orientação. União Nacional da Escolas Família Agrícola. 2 edicão Primeiro Seminário Internacional Anais... Salvador. 1999.

OLIVEIRA, A. F. M. de . Modelos pedagógicos e epistemológicos: A escola contemporânea sob o olhar dos professores e dos alunos. Centro Universitário Ritter dos Reis – Uniritter. Faculdade de Letras. Trabalho Acadêmico Interdisciplinar apresentado ao Curso de Pedagogia – Pesquisa II: Cidadania e Diversidade Cultural – como requisito das atividades curriculares do Curso de Letras, sob orientação da professora Silvana de Boer Waskow. Porto Alegre, 2010

LOUSADA, A. J. Desenvolvimento e Aprendizagem: Algumas teorias e suas implicações no processo ensino-aprendizagem. Artigo. São Paulo 1998. Disponível em: http://www.batina.comlousada/desenv01.htm, acessado em 28/02/2015.

MAGNOLI, D. Geógrafo defende renovação continuada de professor. Revista Educação. Edição nº 241. Maio 2001.

MELO, G. N. Profissão docente Revista Ibero-Americana de Educação Nº 25. Janeiro – Abril 2004.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MORIN, E. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro 3. ed. - São Paulo - Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.

MOURA e SILVA, Zilá A. A aprendizagem de Pavlov a Piaget: algumas reflexões. Unesp, Bauru. 2000.

NEDER, M. L. C. Metodologias para elaboração de materiais didáticos. Curitiba: IBPEX, 2004.

NOVAES, M. H. Psicologia escolar. 6. ed. Rio de Janeiro. Petrópolis: Vozes, 1980.

NÓVOA, A. Profissão professor. Coleção ciências da educação. 2. ed. Porto/Portugal: Editora Porto, 1995.

NUNES, Á. Filosofia e Educação: uma escola para o século XXI. 2002.

PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. 4. ed. Rio de janeiro: Forense, 1981.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez Editora, 1987.

SCHÖN, D A. Formar professores como profissionais reflexivos. IN: NÓVOA Antônio (Coord.) Os professores e sua formação. Lisboa: Don Quixote, 1992.

TOURAINE, Alain. Crítica da Modernidade. Tradução, Elia Ferreira Edel. 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

Publicado

22/10/2018

Cómo citar

Madureira, L. A. A., & Zancan, C. R. B. (2018). A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DO FUTURO BASEADA NO QUE PRECISAMOS CONSTRUIR HOJE. Revista Práxis Pedagógica, 1(3), 42–57. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n3e3108