REUNI NO CONTEXTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

NÚMEROS, AVANÇOS E RETROCESSOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e3306

Palabras clave:

Reuni, ensino superior, universidade

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar os números do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), realizando uma análise do impacto do programa na estrutura do ensino superior e no trabalho docente. Para, além disso, o trabalho relaciona o processo de implantação do REUNI com o empresariamento do ensino superior brasileiro, por meio da adoção de mudanças na estrutura curricular e no aumento da relação professor-aluno. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental com base em estatísticas e documentos elaborados com base no período do REUNI (2007 – 2012). Além da utilização de estudos realizados por autores como, Antunes (2009), Aguisar (2008), Ferreira (2010), Lima (2011), entre outros. Como resultados podemos constatar que a implementação do REUNI em todo o Brasil aconteceu de forma aligeirada, causando uma precarização estrutural, pois ao mesmo tempo em que aumentou o ingresso de alunos nas universidades as estruturas para receber os alunos ainda estavam em período de construção. A precarização também foi estendida ao trabalho docente com o aumento da relação professor-aluno de 12 para 18. Concluímos que o REUNI alterou a dinâmica do trabalho docente nas universidades, com um foco maior no ensino, além disso, mudou a estrutura curricular com a criação dos chamados bacharelados e licenciaturas interdisciplinares. A expansão também foi baseada na ampliação de vagas por meio do ensino a distância com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) que propicia ao aluno um foco apenas no ensino, não propiciando ao aluno uma experiência com a pesquisa e extensão universitária. A ampliação de vagas no ensino superior propiciou a expansão das universidades algo que não acontecia desde a década de 1990, contudo salientamos que essa expansão se deu de forma desordenada, sem as devidas condições de infraestrutura para alunos, professores e servidores. O programa teve seu fim em 2012 sem a sua devida continuidade deixando como legado em muitas universidades obras inacabadas e espaços que nunca foram entregues a comunidade universitária.

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Biografía del autor/a

Agercicleiton Coelho Guerra, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Educação.

Antônia Rozimar Machado e Rocha, Professora da Universidade Federal do Ceará

Professora da Universidade Federal do Ceará - UFC - Depto. de Fundamentos da Educação. Doutora em Educação Brasileira (2009); Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (2003); Graduada em Pedagogia (1992). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFC. Pesquisadora de Ensino Médio, Educação Profissional, Capitalismo Contemporâneo, Política, Planejamento e Gestão educacional. Coordenadora do Projeto Cine Cena Social.

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Publicado

28/11/2019

Cómo citar

Guerra, A. C., & Rocha, A. R. M. e. (2019). REUNI NO CONTEXTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: NÚMEROS, AVANÇOS E RETROCESSOS. Revista Práxis Pedagógica, 2(2), 139–157. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e3306