PESCA ARTESANAL E FORMAÇÃO EDUCACIONAL

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DOS PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3804

Palabras clave:

Colônia de pescadores, Grau de instrução, Conhecimento empírico

Resumen

A pesquisa teve o intuito de investigar os processos de formação educacional dos pescadores artesanais do Guaporé. Para isso buscou sistematizar dados obtidos em campo, por meio de oficinas participativas e entrevistas semiestruturadas a respeito do grau de instrução dos pescadores; demandas de cursos de formação; acesso à educação e formação; dentre outros temas. O público alvo foram os pescadores artesanais associados às Colônias de Pecadores Z- 3 e Z-10, localizados, respectivamente, nos municípios de Pimenteiras d’Oeste e São Francisco do Guaporé, Rondônia. Constataram-se diversos gargalos relacionados ao processo de formação educacional dos pescadores, pois a maioria apresenta-se com baixo grau de instrução, isto reflete diretamente na renda das famílias o que pode levar a evasão de jovens da atividade. Todavia os pescadores mostraram interesse em aumentar sua formação, por meio de cursos técnicos.

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Biografía del autor/a

Tânia Olinda Lima, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal de Rondônia (2014), Campus de Presidente Médici - Rondônia, Brasil. Pós-graduação lato sensu em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, em andamento mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia – PPGG pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Porto Velho - Rondônia, na área de concentração: Ambiente e Território na Pan-Amazônia - Linha de Pesquisa: Território e Sociedade na Pan-Amazônia - TSP: Tem como objetivo a abordagem sistematizada das relações de poder sobre o território inscritas nas formas de apropriação e domínio do espaço por meio das representações e da organização da sociedade na pan-amazônia. Em andamento Graduação Lato Sensu em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estácio de Sá (2018-2021). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA/UNIR). E-mail: tania.engpesca@gmail.com. Tem experiência na área de Extensão Rural; Metodologias Participativas; Medicamento Anestésico (Eugenol) para tambaqui (Colossoma macropomum); Chipagem e biometria de peixes nativos da Amazônia. Com ênfase em projetos agroecológicos voltados para o desenvolvimento local, tendo como foco pescadores artesanais, piscicultores e agricultura familiar.

Clodoaldo Oliveira Freitas, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Administração pela Universidade Nacional de Misiones - UNAM - Argentina (2015), validado pela UFRJ (2016). Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos - FEAD/MG (2012). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (Cacoal, 2006) e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (Ji-Paraná, 1997) Especialista em Matemática. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, dos Departamentos: de Engenharia de Pesca e Zootecnia do Campus de Presidente Médici - RO. Membro do Conselho Superior Acadêmico - CONSEA, na Câmara de Pesquisa e Extensão - CPE. Trabalha com Administração Rural, Economia Rural, Cálculo, Gestão de Custos e Gestão Participativas. Desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão com Agroecologia, agricultura familiar, territorialidades e gestão de propriedades. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Biociências - GPBio.

Eliane Silva Leite, Universidade Federal de Rondônia

Possui Graduação em Licenciatura em FÍSICA pela Universidade Federal de Rondônia (2006). Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Física Experimental pela Universidade de Brasília (UnB). Professora adjunta do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Rondônia; e professora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / UNIR / Polo de Ji-Paraná. Áreas de atuação: Educação, Ensino de Física e Suas Interdisciplinaridades, Agroecologia, Extensão Rural, Tecnologias Socioambientais, Pesca Artesanal, Matéria Condensada. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Biociências, Grupo de Pesquisa em Abordagens Conceituais em Metodologias no Ensino de Física (GPAEFI), Grupo de Estudo e Pesquisas em Contabilidade e Sustentabilidade de Cacoal - GEPSCAL.

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Publicado

04/01/2019

Cómo citar

Lima, T. O., Freitas, C. O., & Leite, E. S. (2019). PESCA ARTESANAL E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL DOS PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS. Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 179–196. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3804