A FORMAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO ESCOLAR

UMA ANÁLISE NO ESTADO DE RONDÔNIA

Autores/as

  • Kesia Santana Machado Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR
  • Carma Maria Martini Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR
  • Rosiane Ribas de Souza Eler Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3859

Palabras clave:

formação docente, educação inclusiva, escolas públicas

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação docente para a promoção do ensino inclusivo em escolas públicas do Estado de Rondônia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e foi realizada em três escolas públicas da educação básica de Rondônia (sendo duas em Ji-Paraná e uma em Ouro Preto do Oeste). Envolveu vinte e nove (29) professores dos dois primeiros ciclos do ensino fundamental. Para o embasamento teórico, utilizamos a legislação e demais documentos oficiais que versam sobre a educação inclusiva, bem como autores da área. Os dados evidenciaram que a formação docente para a promoção do ensino inclusivo nas escolas pesquisadas é deficitária, tendo em vista que a formação inicial não dá conta de capacitar os docentes para uma prática inclusiva e a formação continuada, da forma que é operacionalizada, também deixa a desejar. Esse panorama preocupante indica a necessidade de desenvolver pesquisas e ampliar a discussão sobre a temática, com o objetivo de contribuir para com a consolidação da educação inclusiva nas escolas.

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Biografía del autor/a

Kesia Santana Machado, Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR

Membro do Grupo de Estudo Interativo e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEIPEI), Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Rondônia, Brasil

Carma Maria Martini, Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR

Docente do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER), pesquisadora do Grupo de Estudo Interativo e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEIPEI), Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Rondônia, Brasil

Rosiane Ribas de Souza Eler, Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS), pesquisadora do Grupo de Estudo Interativo e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEIPEI), Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Citas

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Publicado

04/01/2019

Cómo citar

Machado, K. S., Martini, C. M., & Eler, R. R. de S. (2019). A FORMAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE NO ESTADO DE RONDÔNIA. Revista Práxis Pedagógica, 1(4), 1–18. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3859