ARTE URBANA NO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e4004

Palabras clave:

arte urbana, cidade, experiência, educação, espaço público

Resumen

O presente artigo evidencia pontos importantes da arte urbana e em que medidas tais características podem contribuir para o ensino de artes no contexto formal e informal. Partindo do pressuposto de que a origem do processo de formação tem como cerne a preparação dos sujeitos para a construção e convivência no espaço público, a arte urbana pode oferecer modalidades de apropriação e intervenção em em uma configuração urbana cada vez mais alienante e vazia de experiências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adolfo Veiller Souza Henriques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG),Advogado. (OAB/PB 25682),Graduando em História (Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pós-Graduando em Direito Civil e Processo Civil e em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido.

Citas

ALMEIDA, Vinicius Santos. O Contra Modelo da Heteronormatividade em Keith Haring (1958-1990). IN: Caderno de Gênero e Diversidade. vol 04, n. 03, jul./set., 2018.

ANDRADE, L. T. et. al.Espaços públicos: interações, apropriações e conflitos Sociologia. IN: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.vol. 29, p. 129-146, 2015.

ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

BOLLIS, Silvana. A educação como paidéia, uma interrogação sobre o sentido da formação humana. In: Revista Reflexão e Ação. v.21, n. esp., jul./dez. 2013.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vagalumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FERREIRA, Maria Alice. Arte Urbana no Brasil: expressões da diversidade contemporânea. IN: VII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011, Guarapava. Anais… Guarapava: UNICENTRO, 2011.

FERREIRA, José Ribeiro. Pólis grega e colonização. IN: SOARES, Carmen et. al. (ORGS.). Pólis/Cosmópolis: Identidades locais e & globais. Coimbra: Annablume, 2016.

JAEGER, Werner. Paidéia. A formação do homem grego. São Paulo: Martins. Fontes, 1994.

KOPANAKIS, A. R.; FERREIRA, M. L. A cidade e a arte: um espaço de manifestação. In: Tempo da Ciência. v. 22,n. 44, 2015.

SILVA, Luise Martins. Espaço público e cidadania. Usos e manifestações urbanas. Dissertação (Mestrado em Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 174. 2009.

SILVA, Nathália Lipovetsky. A paidéia grega como contribuição para a realização da justiça através de uma educação para a cidadania e direitos humanos. IN: XIX Encontro Nacional do CONPEDI, 2010, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito, 2010, p. 2896-2913.

TUNNACLIFFE, Claire Malaika. The power of urban street art in re-naturing urban imaginations and experiences. London: University College London, 2016.

Publicado

28/11/2019

Cómo citar

Souza Henriques, A. V. (2019). ARTE URBANA NO CONTEXTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Práxis Pedagógica, 2(2), 158–171. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n2e4004