CONCEPÇÕES QUE NORTEIAM OS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n3e4322Palabras clave:
educação infantil, criança, concepçãoResumen
Durante muito tempo o atendimento à criança foi pautado na concepção assistencialista e compensatória. Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), a Educação Infantil passa a integrar a primeira etapa da Educação Infantil, com isso surge à concepção global que visa o desenvolvimento integral da criança, considerando a aquisição do conhecimento como uma construção coletiva e oferecendo as crianças experiências significativas. Esse presente artigo tem o objetivo de analisar as concepções da Educação Infantil (assistencialista, compensatória e a global) presentes em documentos oficiais para a Educação Infantil como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2010) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017).
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