DIÁLOGOS COLABORATIVOS PARA A FORMAÇÃO NA EJA

O CONTEXTO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3316

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, relações de gênero, diálogo colaborativo

Resumo

O estudo correlaciona as relações de gênero com a Educação de Jovens e Adultos. Tivemos o objetivo de analisar as possibilidades de construção da temática gênero em conjunto com a EJA. O lócus do estudo foi uma escola municipal com a colaboração dos discentes e o docente da turma de EJA. E com a finalidade de compartilharmos espaços dialógicos da temática, optamos por uma pesquisa de metodologia colaborativa. Como estratégia para produção de dados, realizamos sessão coletiva de diálogo com os princípios da colaboração e da pesquisa-formação. Logo, o estudo demonstra possibilidades formativas da temática na escola; dialógicos estabelecidos viabilizaram desvelar nos dizeres dos/as partícipes, suas relações familiares, domésticas e profissionais literalmente conectadas a temática. Concluímos que, em colaboração com os sujeitos da EJA, foram provocadas sensações que fazem refletir sobre a pertinência e a essência formativa da temática.

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Biografia do Autor

Naiara de Oliveira Rosa, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação (MPEJA/UNEB), graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) (UNEB), Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Realiza pesquisas na área de Formação de Professores na dimensão de ações pedagógicas colaborativa.

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Publicado

03/04/2019

Como Citar

Rosa, N. de O. (2019). DIÁLOGOS COLABORATIVOS PARA A FORMAÇÃO NA EJA: O CONTEXTO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO. Revista Práxis Pedagógica, 2(1), 48. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2019v2n1e3316