PROPAGANDA GOVERNAMENTAL
A ARTE DO CONVENCIMENTO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONTROVERSAS
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n4e3852Palavras-chave:
Publicidade Governamental, BNCC, Políticas Educacionais, Currículo.Resumo
O artigo trata do uso das publicidades governamentais como instrumento de convencimento e conformidade de opiniões acerca de políticas educacionais polêmicas e controversas. O trabalho em questão faz uma análise dos recursos utilizados pelo Ministério da Educação nos últimos 10 anos e compara os gastos entre os anos de 2015 a 2017, período de discussão e intensas críticas com relação à aprovação da Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa de metodologia bibliográfica, quantitativa, teve como aporte teórico as concepções elaboradas pelo sociólogo, cientista político e teórico da comunicação Harold Lasswell. Buscou-se averiguar os objetivos com as mudanças no currículo das escolas de todo o Brasil, através do modelo comunicacional de Lasswell: Quem, diz o que, através de que canal, para quem, com quais efeitos? Como resultado evidenciamos que o Governo Federal atingiu nos últimos dois anos o recorde em aumento de gastos com publicidade governamental, tendo o Ministério da Educação duplicado os gastos com propaganda entre os anos de 2015 e 2016. Com base no estudo realizado conclui- se que o aumento dos gastos com publicidade aconteceu exatamente em períodos de aprovação de políticas polêmicas, como o caso da BNCC, visando convencer a população de que as alterações no currículo irão melhorar a qualidade da educação, no entanto, ocultando a necessidade de debates mais amplos e os reais objetivos por trás da implementação dessas mudanças.
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