Condições de acesso e permanência escolar

o que dizem as normativas educacionais no primeiro ano da pandemia Covid-19 no RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e7233

Palavras-chave:

direito à educação, acesso e permanência na escola, pandemia Covid-19

Resumo

O acesso e permanência dos estudantes na escola consiste em uma prerrogativa presente na Constituição Federal Brasileira, porém durante o período da pandemia Covid-19 este direito esteve encoberto. Em vista disso, a presente pesquisa busca apreciar as principais normativas educacionais publicadas à luz do método de análise documental, o qual permitiu analisar de que forma o princípio constitucional de igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola dos alunos da rede pública estadual do Rio Grande do Sul esteve garantido ou não durante o primeiro ano de pandemia de Covid-19. O método de pesquisa utilizado se baseou em três formas de análise, a saber: descritiva, conceitual e normativa. Tais formas visam compreender possíveis aproximações e distanciamentos entre a pretensa garantia de direitos e deveres expressa na letra da lei e a realidade vivida por alunos, professores e comunidade escolar. Dentre os resultados encontrados, um número restrito de normativas específicas destinadas à esfera educacional emitidas e publicadas apontou para a postura de silenciamento, negligência e desatenção do Governo Estadual frente à esfera educacional.

Biografia do Autor

  • Fabricia Sônego, Instituto Federal Farroupilha

    Mestre. Professora do Instituto Federal Farroupilha/RS.

  • Calinca Jordânia Pergher, Instituto Federal Farroupilha

    Doutora. Professora do Instituto Federal Farroupilha/RS.

  • Gabriela da Ros de Araújo, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestre. Docente na Universidade Federal de Santa Maria.  

  • Tatielle Rita de Souza Silva, Instituto Federal Farroupilha

    Doutora. Docente no Instituto Federal Farroupilha. 

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Publicado

31/07/2025

Edição

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Artigos

Como Citar

Condições de acesso e permanência escolar: o que dizem as normativas educacionais no primeiro ano da pandemia Covid-19 no RS. (2025). Revista Práxis Pedagógica, 11, e7233. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e7233