A consciência fonológica na educação infantil
uma amostragem do infantil cinco
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8280Palavras-chave:
consciência fonológica, educação infantil, tempos de aprendizagemResumo
No presente trabalho, tem-se por objetivo investigar como os docentes do Infantil V trabalham a consciência fonológica nos tempos de aprendizagem. Interessa-nos como as formadoras da Educação Infantil, pertencentes a um município da região metropolitana de Fortaleza abordam e incluem a consciência fonológica em suas rotinas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada mediante questionário aplicado aos participantes, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. Após a coleta dos dados e análise, averiguou-se que as educadoras possuem conhecimento sobre a consciência fonológica, mas apresentam dificuldade de relacioná-las à prática e também demonstram clareza sobre a rotina. Ainda como resultado experenciado em campo, percebe-se que há possibilidade de incrementar a consciência fonológica nas atividades, mesmo que a legislação não trate diretamente sobre esse assunto. Conclui-se que a consciência fonológica pode ser iniciada na Educação Infantil de forma interdisciplinar nos campos de aprendizagem. O que não implica antecipar o processo de aquisição da leitura e da escrita, mas oportunizar as crianças momentos de reflexão sobre a própria linguagem.
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