A consciência fonológica na educação infantil

uma amostragem do infantil cinco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8280

Palavras-chave:

consciência fonológica, educação infantil, tempos de aprendizagem

Resumo

No presente trabalho, tem-se por objetivo investigar como os docentes do Infantil V trabalham a consciência fonológica nos tempos de aprendizagem. Interessa-nos como as formadoras da Educação Infantil, pertencentes a um município da região metropolitana de Fortaleza abordam e incluem a consciência fonológica em suas rotinas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada mediante questionário aplicado aos participantes, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. Após a coleta dos dados e análise, averiguou-se que as educadoras possuem conhecimento sobre a consciência fonológica, mas apresentam dificuldade de relacioná-las à prática e também demonstram clareza sobre a rotina. Ainda como resultado experenciado em campo, percebe-se que há possibilidade de incrementar a consciência fonológica nas atividades, mesmo que a legislação não trate diretamente sobre esse assunto. Conclui-se que a consciência fonológica pode ser iniciada na Educação Infantil de forma interdisciplinar nos campos de aprendizagem. O que não implica antecipar o processo de aquisição da leitura e da escrita, mas oportunizar as crianças momentos de reflexão sobre a própria linguagem.

Biografia do Autor

  • Francisca Risolene Fernandes, Universidade Federal do Ceará

    Mestranda em Artes pelo Programa de pós-graduação em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Alfabetização e Multiletramentos; em Gestão Pedagógica da Escola Básica. Graduada em Pedagogia (UVA).

  • Andreia Lima de Almeida, Universidade Federal do Ceará

    Mestranda em Artes pelo Programa de pós-graduação em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Gestão e Coordenação Escolar (Darcy Ribeiro) e Graduação em Pedagogia (UECE).

  • Wendel Alves de Medeiros, Instituto Federal do Ceará

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do (IFCE), Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), do Mestrado Profissional em Artes e do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal do Ceará (PROF-ARTES/UFC).

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Publicado

27/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A consciência fonológica na educação infantil: uma amostragem do infantil cinco. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8280. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8280