Manual interativo de referências históricas e socioantropológicas em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8291

Palavras-chave:

antropologia da educação física, história da educação física, sociologia da educação física

Resumo

O debate a respeito da área de Educação Física no Brasil é um constante repensar de paradigmas, em que os princípios epistemológicos sociohistóricos e antropológicos são essenciais na formação científica, profissional e humana. Objetivamos a análise da elaboração de um manual interativo a partir de pesquisa-ação com professores em formação, ou seja, em conjunto com alunos matriculados na disciplina de Fundamentos Sociofilosóficos e Antropológicos da Educação Física, disciplina presente no segundo semestre de um curso superior do Ceará. O manual foi composto por mapas mentais produzidos no contexto da apresentação de seminários de livros presentes na biblioteca do próprio campus. Foi utilizado a ferramenta de design gráfico online, Canva, e constatado a necessidade de continuidade no aprofundamento dos estudos que envolvem esta temática. Este artigo apresenta a análise do resultado da produção de alguns mapas mentais presentes no manual interativo proposto.

Biografia do Autor

  • Ádria Romenia Maciel da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Discente do curso de Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campos Canindé. Técnica em redes de computadores pelo programa Mediotec. Atualmente bolsista do programa institucional de bolsas de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, PIBITI-IFCE

  • Sammia Castro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará- UFC; Especialista em Arte, Educação e Cultura Popular pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro- FTDR; Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará- UECE e em Pedagogia pela Universidade Cândido Mendes- UCM. Professora do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

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Publicado

31/12/2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Manual interativo de referências históricas e socioantropológicas em Educação Física. (2024). Revista Práxis Pedagógica, 10, e8291. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8291