Manual interativo de referências históricas e socioantropológicas em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2024v10e8291Palavras-chave:
antropologia da educação física, história da educação física, sociologia da educação físicaResumo
O debate a respeito da área de Educação Física no Brasil é um constante repensar de paradigmas, em que os princípios epistemológicos sociohistóricos e antropológicos são essenciais na formação científica, profissional e humana. Objetivamos a análise da elaboração de um manual interativo a partir de pesquisa-ação com professores em formação, ou seja, em conjunto com alunos matriculados na disciplina de Fundamentos Sociofilosóficos e Antropológicos da Educação Física, disciplina presente no segundo semestre de um curso superior do Ceará. O manual foi composto por mapas mentais produzidos no contexto da apresentação de seminários de livros presentes na biblioteca do próprio campus. Foi utilizado a ferramenta de design gráfico online, Canva, e constatado a necessidade de continuidade no aprofundamento dos estudos que envolvem esta temática. Este artigo apresenta a análise do resultado da produção de alguns mapas mentais presentes no manual interativo proposto.
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