Cartografia docente na fronteira

aos caminhos formativos dos professores que atuam com estudantes brasileiros e bolivianos dos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8374

Palavras-chave:

formação de professores, cartografia, fronteira

Resumo

O artigo ora apresentado é um recorte de uma pesquisa sobre a formação de professoras do ensino fundamental que atuam no Brasil e maestras que atuam na Educación Primária da Bolívia. A pesquisa foi realizada no período de novembro de 2023 a fevereiro de 2024. A problematização teve como base a seguinte questão: O processo de formação docente das professoras brasileiras e bolivianas considera as relações linguísticas culturais, sociais, políticas e educacionais vividas na fronteira? A fronteira, lócus da investigação, delimita às cidades-gêmeas de Guajará-Mirim/ RO e Guayaramerín/ Beni. Os sujeitos da pesquisa foram professoras brasileiras de Guajará-Mirim e maestras bolivianas de Guayaramerín. Optamos em utilizar a palavra maestra por ser o termo de referência nos documentos orientadores da formação docente na Bolívia. Nosso referencial teórico está fundamentado em Imbernón (2022), que discute a formação inicial e continuada do professor, Santos (2016) sobre representações de fronteiras, Deleuze e Guatarri (2011) sobre a cartografia como caminhos ainda por vir. A metodologia foi fundamentada na pesquisa descritiva qualitativa a partir das técnicas da entrevista semiestruturada e análise documental. Os resultados apontam a Cartografia Docente da Fronteira com base nas principais diferenças da estrutura curricular entre os cursos de formação de professores que vivem nas cidades fronteiriças e as lacunas nos conhecimentos sobre às realidades da fronteira, e em nossas considerações finais apontamos sugestões para políticas educacionais voltadas para formação de professores que atuam com alunos imigrantes em regiões de fronteira.

Biografia do Autor

  • Carolaine Pinto da Silva, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia. 

  • Wanilza Pereira de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Guajará-Mirim

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia, professora do Sistema Público de Educação do município de Guajará-Mirim. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Zuila Guimarães Cova dos Santos, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, possui graduação em Pedagogia é Psicopedadagoga (UNIR/RO), especialista em Gestão Escolar, Metodologia do Ensino Superior e Tenologias na Educação. Mestre em Ciências da Linguagem (UNIR/RO). Tem experiência na Educação a Distância, na Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação, desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas da Educação; Linguagens, Inclusão, Formação de Professores; Escola em Fronteiras Internacionais e Migrações; Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas - GEIFA.

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Publicado

05/06/2025

Edição

Seção

Dossiê Temático"Currículo, Culturas e Conhecimentos: articulando os saberes nas Amazônias"

Como Citar

Cartografia docente na fronteira: aos caminhos formativos dos professores que atuam com estudantes brasileiros e bolivianos dos anos iniciais. (2025). Revista Práxis Pedagógica, 11, e8374. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2025v11e8374