A educação física e o educar em saúde: uma experiência em escolas públicas no interior do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5070Palavras-chave:
Educação em Saúde. Formação de Professores. Saúde Escolar.Resumo
No atual cenário educacional brasileiro, falar sobre o educar em saúde deve ser uma preocupação diária do professor de Educação Física, tal fato se dá, pois, é este profissional, um dos responsáveis pelo assunto no âmbito escolar. Este estudo tem como objetivo analisar, com base no relato dos professores de Educação Física da cidade de Pacujá, a relevância atribuída aos conteúdos relacionados ao exercício físico e a saúde na proposta pedagógica anual desses docentes. Trata-se de uma pesquisa de característica exploratória. Quanto à abordagem, considera-se pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semistruturada com professores de Pacujá-Ce. Os professores de Educação Física ao construírem a proposta pedagógica de sua disciplina *valorizam as temáticas voltadas à saúde. Dessa maneira, o ensino da saúde para a maioria dos docentes entrevistados é de fundamental importância. O diagnóstico sobre o entendimento dos participantes mostrou que a compreensão de saúde estava em uma transição conceitual, havendo entre os participantes aqueles que a associaram diretamente com a ausência de doenças, os que citaram o bem-estar, bem como aqueles que relativizaram essa relação entre a disciplina e a saúde.
Downloads
Referências
BETTI, M; ZULIANI, L.R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. 2002, Revista Mackenzie da educação física e esporte, v. 01, n 01 2002 p. 73- 81.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Brasília: 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (Tema Transversal Saúde). Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Basesda Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996
BRASIL. Diretrizes para o atendimento de educação escolar de crianças, adolescentes e jovens em situação de itinerância. In: Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 416-423.
BRASIL.LEI Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação -PNE e dá outras providências. 2014ª, http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato20112014/2014/Lei/L13005.htm.Acesso em: 12 ago. 2021.
CARVALHO, N. A. Abordagem pedagógica de temáticas da saúde nas aulas de educação física escolar. Dissertação de mestrado. Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife/PE, 2012.
CASTANHA, V; SILVA, L. A. M. da; MAIA, L. dos S.; ANDRADE, L. S. de.; SILVA, M. A. I.; GONÇALVES, M. F. C. Concepções de saúde e educação em saúde: um estudo com professores do ensino fundamental. Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 25, p. 1-6, 2017.
COSTA, L. C. A; NASCIMENTO, J. V. Prática pedagógica de professores de educação física: conteúdos e abordagens pedagógicas. Rev. da Educação Física/UEM, v. 17, n. 2, p. 161-167, 2006.
COSTA, S.; GOMES, P. H. M.; ZANCUL, M. S. Educação em Saúde na escola na concepção de professores de Ciências e de Biologia. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, 2011, Anais; Campinas/SP; 2011.
DARIDO, S. C. Os conteúdos da educação física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (coords.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 64-79.
DEVIDE, F. P. A Educação Física escolar como via de educação para a saúde. In: BAGRICHEVSKY, Marcos; PALMA, Alexandre; ESTEVÂO, Adriana (orgs.). A saúde em debate na Educação Física. Blumenau (SC): Editora Edibes. 2003, p. 191.
DIRETRIZES PEDAGÓGICAS. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v.1, n. 1, p. 73-81, 2002, Guarulhos.
FERNANDES, M. H; ROCHA, V. M; SOUZA, D. B. A concepção sobre saúde do escolar entre professores do ensino fundamental (1ª a 4ª séries). História, Ciências, Saúde – Manguinhos,v. 12, n. 2, p. 283-91, Maio-Ago. 2005.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinarídade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus,1994.
FERNANDES, K. B. Atividade física e saúde na educação física escolar: perspectiva de docentes do ensino superior. Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado Acadêmico em Educação Universidade Estadual do Ceará. 156 p., Fortaleza, Ceará, 2017. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/07/Disserta%C3%A7%C3%A3o_KESSIANE-BRITO-FERNANDES.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020.
FERREIRA, H. S; OLIVEIRA, B. N; SAMPAIO, J. J. C .Análise da percepção dos professores de educação física acerca da interface entre a saúde e a educação física escolar: conceitos e metodologias. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 35, n. 3, p. 673-685, jul./set. 2013.
GOMES, J. P. As Escolas Promotoras de Saúde: uma via para promover a saúde e a educação para a saúde da comunidade escolar. Educação, v. 32, n. 1, p. 84-91, 2009, Portugal.
GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz, v. 5, n. 1, p. 10-14, 1999, Londrina, Paraná.
HERNÁNDEZ J. Estrategia escuelas promotoras de La salud en instituciones de básica primaria de Bucaramanga. Revista de La Universidad Industrial de Santander, v. 39, n. 3, p. 143-151, 2007, Bucaramanga, Colombia.
KNUTH, A. G.; AZEVEDO, M. R.; RIGO, L. C. A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de educação física. Rev. Bras. Ativ. Fis. Saúde, v. 12, n. 3, p. 73-78, 2007, Pelotas.
MARCONDES, R. S. Educação em saúde na escola. Rev. Saúde públ., S. Paulo, v. 6, p. 89-96, 1972.
MARINHO, J. C. B; SILVA, J. A.; FERREIRA, M. A educação em saúde como proposta transversal: analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais e algumas concepções docentes. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 22, n. 2, p. 429-443, 2015.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2010.
MIRANDA, M.J. Educação Física e saúde na escola. Estudos, v. 33, n.7/8, p. 643-653, 2006, Goiania.
MONTEIRO, P.H.N; BIZZO, N. A saúde na escola: análise dos documentos de referência nos quarenta anos de obrigatoriedade dos programas de saúde, 1971-2011. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 411-427, abr.-jun. 2015.
NASCIMENTO, K. F. et al. Educação física escolar na Base Nacional Comum Curricular: uma proposta de abordagem pedagógica. In: FERREIRA, Heraldo Simões. Abordagens da Educação Física Escolar: da teoria à prática. Fortaleza: EdUECE – Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2019, p. 236-254.
NEIRA, M. G. O currículo multicultural da Educação Física: uma alternativa ao neoliberalismo “O currículo multicultural da Educação Física”. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 2, p. 75-83, 2006, São Paulo.
OLIVEIRA, E. V. de S.; BEZERRA, Elizabeth Jatobá. Educação Física escolar e saúde: uma experiência interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. FIEP BULLETIN, v. 82, Edição Especial, Art. 1, 2012, Foz do Iguaçu.
SOARES, S. L. S. ARAÚJO, D. P.; PALACIO, D. Q. A; FERREIRA, H. S.; MARTINS, N. D.; MOURA, A. A.; BRASIL, E.R.; ROMCY, D. M. L. Reflexões sobre a formação em Educação Física para atuação em saúde. Revista Eletrônica de Educação, v. 14, 1-18, jan/dez 2020, São Carlos.
VALADÃO, Marina Marcos. Saúde na Escola: um campo em busca de espaço na agenda intersetorial. 154f. 2004. Tese de Doutorado – Faculdade de Saúde Pública da USP, São Paulo, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).