A educação física e o educar em saúde: uma experiência em escolas públicas no interior do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26568/2359-2087.2021.5070

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Formação de Professores. Saúde Escolar.

Resumo

No atual cenário educacional brasileiro, falar sobre o educar em saúde deve ser uma preocupação diária do professor de Educação Física, tal fato se dá, pois, é este profissional, um dos responsáveis pelo assunto no âmbito escolar. Este estudo tem como objetivo analisar, com base no relato dos professores de Educação Física da cidade de Pacujá, a relevância atribuída aos conteúdos relacionados ao exercício físico e a saúde na proposta pedagógica anual desses docentes. Trata-se de uma pesquisa de característica exploratória. Quanto à abordagem, considera-se pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semistruturada com professores de Pacujá-Ce. Os professores de Educação Física ao construírem a proposta pedagógica de sua disciplina *valorizam as temáticas voltadas à saúde. Dessa maneira, o ensino da saúde para a maioria dos docentes entrevistados é de fundamental importância. O diagnóstico sobre o entendimento dos participantes mostrou que a compreensão de saúde estava em uma transição conceitual, havendo entre os participantes aqueles que a associaram diretamente com a ausência de doenças, os que citaram o bem-estar, bem como aqueles que relativizaram essa relação entre a disciplina e a saúde.

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Biografia do Autor

Lilia Braga da Silva, Prefeitura Municipal de Pacuja, Ceatá.

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

Stela Lopes Soares, Centro Universitário INTA - UNINTA Faculdade Alencarina- FAL.

Professora de Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Fisioterapeuta pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- INTA

Pedagoga pelo Centro Universitário INTA- UNINTA.

Escpecialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Especialista em Docência no Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Especialista em Gerontologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

Especialista em Fisiologia do Esforço e Biomecânica do Movimento pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

Professora do curso de Educação Física do  Centro Universitário INTA - UNINTA

Professora do Curso de Fisioterapia da Faculdade Alencarina- FAL.

Membro do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar- GEPEFE/UECE.

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceara- UECE

Doutorado (em Andamento) pela Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE.

Hamilton Vale Leitão, Centro Universitário INTA - UNINTA Faculdade Alencarina- FAL.

Doutor em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), em 2015 com titulação reconhecida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mestre em sociologia com Área de Concentração em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE - Universidade Estadual do Ceará;

Graduado em Filosofia (licenciatura plena) pela UECE - Universidade Estadual do Ceará,

Graduado em Teologia (bacharelado) pelo INTA - Instituto de Teologia Aplicada;

Graduado em Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá,

Formação no exterior na Cidade de Zaragoza (Espanha) no Curso Superior de Direccion Pública Local para Gestores Iberoamericanos

Diretor Geral da Faculdade Alencarina

Diretor Administrativo e Acadêmico do Centro Universitário INTA - UNINTA da Educação Distância - EAD.

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professor Adjunto do Curso de Educação Física. Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

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Publicado

13/08/2021

Como Citar

SILVA, L. B. da; SOARES, S. L.; LEITÃO, H. V.; FERREIRA, H. S. A educação física e o educar em saúde: uma experiência em escolas públicas no interior do Ceará. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 8, p. 1–17, 2021. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.5070. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5070. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos